COLUNA ENEM E EDUCAÇÃO

ENEM 2022: Veja pesos e ponto de corte para concorrer a vagas, pelo Sisu, na UFPE, UFRPE, Univasf e UPE

Provas do Enem serão dias 13 e 20 de novembro. É importante o fera saber como cada universidade aplica peso e ponto de corte no Sisu. Assim poderá focar melhor na revisão nesta reta final de preparação para as provas do Enem

Margarida Azevedo
Cadastrado por
Margarida Azevedo
Publicado em 18/10/2022 às 17:52 | Atualizado em 19/10/2022 às 14:29
Acervo pessoal
PREPARAÇÃO Maria Clara Barreto, que fará o Enem para tentar uma vaga no curso direito, diz que está preocupada com provas de matemática e ciências da natureza - FOTO: Acervo pessoal
Leitura:

A menos de um mês para aplicação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) - será realizado nos dias 13 e 20 de novembro - a maioria dos feras está focado em revisar os principais assuntos que serão cobrados nas quatro provas objetivas - linguagens, ciências humanas, matemática e ciências da natureza. Nessa reta final, é importante priorizar os testes que têm mais peso, conforme a graduação que o estudante pretende ingressar.

No Sistema de Seleção Unificada (Sisu), que usa as notas do Enem e substitui o vestibular, cada universidade pode definir, de acordo com cada curso, as áreas mais importantes, portanto, as que valem mais, aplicando pesos.

Por exemplo: em medicina, a Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), a prova mais valiosa é ciências da natureza, que tem peso 3, enquanto ciências humanas é a que conta menos, com peso 1.

Também depende de cada instituição de ensino decidir se vai exigir nota mínima do estudante (ponto de corte) em cada uma das cinco provas do Enem - além das quatro objetivas há a redação, única subjetiva do exame.

Como o nome já diz, a nota mínima é o menor desempenho exigido ao candidato, em cada prova do exame, para concorrer a determinado curso no Sisu.

Pegando o mesmo exemplo de medicina na UFPE: o candidato deve tirar pelo menos 450 pontos na redação. Se somar menos, não poderá disputar as vagas do curso. Levará, nesse caso, ponto de corte, sendo eliminado.

PERNAMBUCO NO SISU

Todas as cinco universidades públicas de Pernambuco - as federais UFPE, UFRPE, Univasf e UFAPE e a estadual UPE - disponibilizam as vagas de graduação no Sisu. A diferença é que na UPE metade das vagas vai para o Sisu e metade para seleção própria, o vestibular seriado, chamado de Sistema Seriado de Avaliação (SSA).

UFPE

A UFPE é a única que adota, no Sisu, tanto pesos como notas mínimas. Na próxima edição do Sisu (2023), serão ofertadas 7.012 vagas em 105 graduações. É a mesma quantidade disponibilizada no Sisu deste ano (5.522 vagas para o câmpus Recife, 430 vagas para Vitória de Santo Antão e 1.060 vagas para Caruaru).

Haverá mudança em pesos e ponto de corte em sete graduações: arquitetura, biomedicina, ciências contábeis, teatro, licenciatura em física e direito no Recife. E licenciatura em pedagogia em Caruaru. (Veja aqui a tabela completa com todos os pesos e notas mínimas para o Sisu 2023)

Em direito, o ponto de corte aumentou para as provas de matemática (era 350, passou para 400), linguagens (de 500 para 550) e ciências da natureza (era 350 e foi para 400). Os pesos estão iguais ao do Sisu 2022.

"Lamento porque a UFPE só anunciou essas mudanças em setembro. As provas de matemática e ciências da natureza são justamente as que mais me preocupam. E o ponto de corte para direito, nesses dois testes, aumentou", diz a estudante Maria Clara Barreto, 17 anos, fera de direito. Ela cursa o 3º ano do ensino médio no Colégio Instituto Brasília, que fica no Jardim Jordão, em Jaboatão dos Guararapes, no Grande Recife.

IGUAL AO SISU 2022

Na UFRPE, a pró-reitora de graduação, Socorro Oliveira, informa que não haverá mudanças para o Sisu 2023. Portanto o estudante pode considerar os pesos aplicados em cada prova do Enem referente ao Sisu 2022. A Rural não adota ponto de corte.

Para as vagas da Univasf, a universidade não aplica, no Sisu, peso nas provas do Enem. Também não há ponto de corte. O pró-reitor de ensino da Univasf, Adelson Oliveira, explica que não haverá alteração para a seleção de 2023.

Já a UPE não adota pesos, mas define ponto de corte: o vestibulando precisa tirar no mínimo 400 pontos na prova de redação do Enem e 350 nas demais provas objetivas. Conforme o pró-reitor de graduação, Ernani Martins, são as mesmas regras do último Sisu.

A UFAPE não informou como fará no Sisu 2023. Na última edição, seguiu a Rural: aplicou pesos e não adotou ponto de corte.

PROGRAME-SE

Somente a UFPE divulgou nova tabela com pesos e notas mínimas para o Sisu 2023. 

UFPE, Univasf e UPE informaram que vão manter as mesmas regras do Sisu 2022. Portanto, abaixo estão os links, dessas três instituições, do termo de adesão ao Sisu 2022.

O estudante pode considerar as mesmas informações, para 2023, no que diz respeito a pesos e notas mínimas. Já a quantidade de vagas e detalhes sobre bônus poderão sofrer mudanças.

UFPE

Adota pesos e notas mínimas. Houve mudança em sete graduações para o Sisu 2023

UFRPE

Não tem ponto de corte. Adota somente notas mínimas. Mantem como foi no Sisu 2022.

Univasf

Não adota nem peso nem ponto de corte

UPE

Tem ponto de corte (400 para redação e 350 para as demais provas). Não adota pesos

Comentários

Últimas notícias