ENEM 2022: o que não fazer na redação do Enem
Confira o que pode tirar pontos da redação do Enem 2022
A redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) é um dos principais momentos da prova, seja pela expectativa pelo tema ou até pela dificuldade de construir um texto com poucas informações e sob toda a pressão do momento.
Com isso, algumas pessoas podem acabar perdendo o foco e o risco de cometer algum deslize aumenta. E, por mais simples que seja, qualquer deslize na redação pode acabar tirando pontos do candidato.
- ENEM 2022: Inep anuncia novidade sobre documentos que podem ser apresentados no dia da prova
- ENEM 2022: desrespeito aos direitos humanos gera punição. Veja motivos que podem zerar a redação do Enem
- USP estuda descartar Sisu e adotar sistema próprio de ingresso com nota do Enem
- ENEM 2022: veja os 10 maiores erros que podem zerar a redação do Enem
O QUE PODE TIRAR PONTO NA REDAÇÃO DO ENEM?
O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) publicou em seu site a cartilha do participante do Enem deste ano, denominada de "A Redação do Enem 2022".
Nela, os candidatos vão encontrar várias informações relacionadas à prova, como o método de correção da redação e exemplos de redações nota mil do Enem 2021.
O Inep também disponibilizou informações sobre o que pode tirar pontos e até levar alguma redação a ter nota zero no Enem. Confira:
- Não atender à proposta solicitada ou possuir outra estrutura textual que não seja a estrutura dissertativo-argumentativa, o que configurará “Fuga ao tema/Não atendimento à estrutura dissertativo-argumentativa”;
- Não apresentar texto escrito na Folha de Redação, que será considerada “Em branco”;
- Apresentar até sete linhas manuscritas ou apresentar até dez linhas escritas no Sistema Braile, qualquer que seja o conteúdo, o que configurará “Texto insuficiente”;
- Apresentar impropérios, desenhos e outras formas propositais de anulação, o que configurará “Anulada”;
- Apresentar parte do texto deliberadamente desconectada com o tema proposto, o que configurará “Anulada”;
- Apresentar nome, assinatura, rubrica ou qualquer outra forma de identificação no espaço destinado exclusivamente ao texto da redação, o que configurará “Anulada”;
- Estiver escrita predominante ou integralmente em língua estrangeira, o que configurará “Anulada”;
- Apresentar letra ilegível, que impossibilite sua leitura por dois avaliadores independentes, o que configurará “Anulada”.