COLUNA ENEM E EDUCAÇÃO

Provas do Saepe, avaliação de educação em Pernambuco, são adiadas por causa das chuvas

O Saepe será realizado por 378.760 estudantes dos ensinos fundamental e médio. As provas estavam previstas para esta terça-feira (08), mas vão ser remarcadas por causa das chuvas que atingem sobretudo a Zona da Mata e o Agreste pernambucano

Imagem do autor
Cadastrado por

Margarida Azevedo

Publicado em 07/11/2022 às 11:56 | Atualizado em 07/11/2022 às 12:07
Notícia
X

Diante das fortes chuvas que atingem sobretudo cidades da Zona da Mata e do Agreste pernambucano, as provas do Sistema de Avaliação de Pernambuco (Saepe), previstas para esta terça-feira (08), serão adiadas.

A mudança de data ocorre porque em muitos municípios há escolas comprometidas ou servindo de abrigo, assim como estradas de acesso a povoados e distritos.

O Saepe é uma avaliação realizada anualmente pelo governo de Pernambuco para alunos dos 2º, 5º e 9º anos do fundamental e do 3º ano do ensino médio. Na rede estadual devem participar 117.898 estudantes.  Das redes municipais serão 269.862 crianças e adolescentes.

As provas serão aplicadas em 30 de novembro. Os 378.760 estudantes farão provas de português e matemática

Em outros anos, o Saepe ocorria em dezembro, mais perto do final do ano letivo. Mas por causa dos jogos da Copa do Mundo - a competição começa no próximo dia 20 - a Secretaria Estadual de Educação planejou antecipar as provas para esse mês de novembro.

Índice de Desenvolvimento da Educação de Pernambuco

Com os resultados do Saepe, o governo estadual calcula o Índice de Desenvolvimento da Educação de Pernambuco (Idepe), indicador semelhante ao Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), do Ministério da Educação.

A partir das metas do Idepe é que possibilita aos professores das escolas estaduais receberem o Bônus de Desenvolvimento da Educação (BDE).

 

Tags

Autor