ENEM 2022: Saiba quem são os POVOS TRADICIONAIS BRASILEIROS abordados no tema da redação do Enem
Os povos tradicionais brasileiros são a temática principal da redação do Enem 2022
"Os desafios para a valorização de comunidades e povos tradicionais no Brasil" é o tema da redação do Enem 2022. A prova é realiza neste domingo (13), junto às questões de Linguagens e de Ciências Humanas.
ATRASADOS DO ENEM: os últimos a entrarem para o Enem 2022
Do total de inscritos no País, 3.331.566 candidatos farão a prova em papel e 65.066 pelo computador.
Em Pernambuco, está prevista a realização das provas em 83 cidades e no arquipélago de Fernando de Noronha, com um total de 184.860 participantes no Enem impresso e 1.977 para o modelo digital.
POVOS TRADICIONAIS BRASILEIROS
Todos os anos, os candidatos enfrentam um tema na redação do Enem, a proposta é que cada aluno ofereça uma proposta de intervenção e conhecimentos de mundo sobre temáticas atuais.
Na prova aplicada em 2022, a abordagem central do texto precisa ser nas comunidades e povos tradicionais brasileiros (PCTs).
Mas, afinal, o que são os povos tradicionais brasileiros?
Segundo o Governo Federal, são considerados PCTs do Brasil, os indígenas, quilombolas, comunidades tradicionais de matriz africana ou de terreiro, os extrativistas, os ribeirinhos, os caboclos, os pescadores artesanais e os pomeranos.
Ainda de acordo com o Ministério do Desenvolvimento Social, a classificação se refere a povos culturalmente diferenciados e que se reconhecem como tais, que possuem "próprias formas de organização social, que ocupam e usam territórios e recursos naturais como condição para sua reprodução cultural, social, religiosa, ancestral e econômica, utilizando conhecimentos, inovações e práticas gerados e transmitidos pela tradição”.
REDAÇÃO DO ENEM: Veja temas dos anos anteriores
- 1998: Viver e aprender
- 1999: Cidadania e participação social
- 2000: Direitos da criança e do adolescente: como enfrentar esse desafio nacional?
- 2001: Desenvolvimento e preservação ambiental: como conciliar os interesses em conflito?
- 2002: O direito de votar: como fazer dessa conquista um meio para promover as transformações sociais de que o Brasil necessita?
- 2003: A violência na sociedade brasileira: como mudar as regras desse jogo?
- 2004: Como garantir a liberdade de informação e evitar abusos nos meios de comunicação?
- 2005: O trabalho infantil na realidade brasileira
- 2006: O poder de transformação da leitura
- 2007: O desafio de se conviver com a diferença
- 2008: Preservação da floresta Amazônica
- 2009: O indivíduo frente à ética nacional
- 2010: O trabalho na construção da dignidade humana
- 2011: Viver em rede no século 21: os limites entre o público e o privado
- 2012: O movimento imigratório para o Brasil no século 21
- 2013: Efeito da implantação da lei seca no Brasil 2014: Publicidade infantil em questão no Brasil
- 2015: A persistência da violência contra a mulher na sociedade brasileira
- 2016: Caminhos para combater a intolerância religiosa no Brasil
- 2017: Desafios para a formação educacional de surdos no Brasil
- 2018: Manipulação do comportamento do usuário pelo controle de dados na internet
- 2019: Democratização do acesso ao cinema no Brasil
- 2020: O estigma associado às doenças mentais na sociedade brasileira
- 2021: Invisibilidade e registro civil: garantia de acesso à cidadania do Brasil