COLUNA ENEM E EDUCAÇÃO

TEMA DA REDAÇÃO ENEM 2022: Tema é inusitado, mas coerente com Enem, avalia professora

Candidatos que fazem o Enem neste domingo têm que escrever uma redação cujo tema é Desafios para a valorização de comunidades e povos tradicionais no Brasil". Há também provas de linguagens e ciências humanas, com 45 questões em cada

Imagem do autor
Cadastrado por

Margarida Azevedo

Publicado em 13/11/2022 às 15:08 | Atualizado em 13/11/2022 às 15:15
Notícia
X

Candidatos que fazem o Enem na tarde deste domingo (12) têm que escrever uma redação cujo tema é Desafios para a valorização de comunidades e povos tradicionais no Brasil". O texto deve ter no mínimo oito linhas para que seja corrigido e no máximo 30 linhas. Além da redação há 45 questões de linguagens e 45 de ciências humanas.

O tema é o mesmo para as duas versões do Enem: impressa e em computador. A nota varia de zero a mil pontos. Candidatos das duas versões do exame, impressa e digital, fazem a mesma prova. Mesmo os participantes do formato digital escrevem o texto numa folha de papel.

As redações são avaliadas de acordo com cinco competências. Levará nota zero que fugir ao tema, escrever até sete linhas, apresentar trecho deliberadamente desconectado do tema proposto ou não obedecer à estrutura dissertativo-argumentativa.

"Entre os povos tradicionais estão os indígenas, os quilombolas, as comunidades tradicionais de matriz africana ou de terreiro, os extrativistas, os ribeirinhos, os caboclos, os pescadores artesanais, os pomeranos, entre outros. É um tema inusitado, que levanta uma discussão muito necessária e que tem a cara do Enem", destaca a professora de redação Fernanda Bérgamo.

"É fundamental conhecer os textos de apoio, pois não sabemos se o Inep generalizou ou concentrou a discussão nos indígenas, por exemplo. Isso vai ser sinalizado nos textos motivadores", complementa a professora.

Bérgamo ressalta que é preciso atenção, ao escrever o texto, para incluir pelo menos dois desafios de valorização desses grupos, como pede o tema da redação. Ela cita que o candidato pode elencar a importância de discutir projetos específicos para produção familiar e valorização cultural desses grupos. "É bem interessante", afirma a professora.

De início pode haver estranhamento em relação ao tema por parte dos candidatos. "Nas aulas que dei nos últimos dias, comentei com meus alunos que o tema ia ser apresentado de forma complicada. Dei o exemplo do tema Os desafios para formação educacional de surdos no Brasil, do Enem 2017", comenta Bérgamo.

 "Mas quando o estudante fizer a leitura dos textos de apoio saberá exatamente do que se trata. Vão gostar e saber desenvolver a redação. É um tema que privilegia o aluno que lê, que tem a capacidade de ler e interpretar os textos de apoio", observa a professora.

ENEM 2021

No Enem 2021, realizado em novembro do ano passado, os estudantes escreveram sobre "Invisibilidade e registro civil: garantia de acesso à cidadania no Brasil".

A segunda aplicação, em janeiro deste ano, teve o tema "Reconhecimento da contribuição das mulheres nas ciências da saúde no Brasil".

FIQUE LIGADO

Os professores que vão corrigir as redações do Enem vão avaliar se o estudante consegue cumprir:

Competência 1: Demonstrar domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa
Competência 2: Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto
dissertativo-argumentativo em prosa
Competência 3: Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista
Competência 4: Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação
Competência 5: Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos

O que dá nota zero na redação ?

• Fuga total ao tema;
• Não obediência ao tipo dissertativo-argumentativo;
• Escrever até sete linhas
• Cópia de textos da prova de redação ou do caderno de questões sem que haja pelo menos 8 linhas de produção própria do participante
• impropérios, desenhos e outras formas propositais de anulação
• números ou sinais gráficos sem função clara em qualquer parte do texto ou da folha de
redação
• parte deliberadamente desconectada do tema proposto
• assinatura, nome, iniciais, apelido, codinome ou rubrica fora do local devidamente designado para a assinatura do participante
• texto predominante ou integralmente escrito em língua estrangeira
• folha de redação em branco, mesmo que haja texto escrito na folha de rascunho
• texto ilegível, que impossibilite sua leitura por dois avaliadores independentes

 

Tags

Autor