SSA 3 da UPE: nem todas as redações são corrigidas
O tema da redação deste ano foi "Fato, fake news, manipulação de dados e receptividade do conhecimento científico: como funcionam a informação e a comunicação na sociedade moderna?"
Nem todos os candidatos que fazem o Sistema Seriado de Avaliação 3, o SSA 3, da Universidade de Pernambuco (UPE), têm as redações corrigidas. Somente os que se livrarem do ponto de corte é que terão os textos avaliados pela banca de redação da UPE.
A prova de redação foi realizada neste domingo, primeiro dia do SSA 3. O tema deste ano foi "Fato, fake news, manipulação de dados e receptividade do conhecimento científico: como funcionam a informação e a comunicação na sociedade moderna?"
Segundo o presidente da comissão do vestibular e pró-reitor de graduação da UPE, Ernani Martins, este mês será realizada a correção das provas objetivas. Como o processo é feito por meio de leitura ótica, é mais rápido.
"A correção das redações do SSA 3 só acontecerá em janeiro. Faremos com calma pois nesse mês de dezembro ainda temos a aplicação das provas do SSA 1 e SSA 2, no próximo fim de semana. E a correção das provas da seleção das escolas de aplicação", explica Ernani.
Uma equipe de 50 professores faz a correção dos textos dos candidatos. Cada dissertação passa por um corretor e dois revisores. "Se houver uma discrepância maior de 2 pontos na avaliação do corretor e do revisor, o texto é submetido a uma revisão pedagógica", informa o presidente da comissão do vestibular.
ABSTENÇÃO
Neste domingo, além da redação, os candidatos fizeram testes de matemática, português, língua estrangeira (inglês ou espanhol) e filosofia.
Nesta segunda-feira tem aplicação das provas de biologia, química, física, história, geografia e sociologia.
Havia 13.162 inscritos. No primeiro dia, a abstenção ficou em 13,47%. Significa que 1.773 estudantes não compareceram. O índice é um pouco menor que o registrado ano passado. Em 2021, neste mesmo dia, o percentual de faltas foi de 14,97%.
Houve a eliminação de dois candidatos, um no Recife e outro em Surubim, porque o celular deles tocou na hora das provas. Os feras podem levar telefone, mas o aparelho deve ficar desligado durante o exame.
"O primeiro dia de provas foi muito tranquilo. Para o segundo dia, os candidatos devem ficar atentos ao trânsito. Sugiro sair mais cedo de casa", diz o presidente da comissão de vestibular.
GABARITOS
Os gabaritos preliminares de todas as provas só serão divulgados pela comissão do vestibular às 14h30 desta segunda-feira. Já o listão dos aprovados está previsto para ser liberado até 23 de fevereiro.