PRIMEIRO LUGAR ITA

VESTIBULAR ITA: Pernambucana é a primeira mulher aprovada em 1º lugar no Instituto Tecnológico da Aeronáutica em 11 anos

A pernambucana Luciana Oliveira, 20, alcançou o primeiro lugar no vestibular de engenharia do Instituto Tecnológico da Aeronáutica (ITA)

Imagem do autor
Cadastrado por

Julianna Valença

Publicado em 20/12/2022 às 17:22 | Atualizado em 20/12/2022 às 18:20
Notícia
X

A pernambucana Luciana Oliveira, 20, alcançou o primeiro lugar no vestibular de engenharia do Instituto Tecnológico da Aeronáutica (ITA) - seleção conhecida como uma das provas mais difíceis do Brasil -, na categoria de carreira militar.

Veja nesta matéria:

  • PRIMEIRO LUGAR DO ITA
  • ROTINA DE ESTUDOS PARA O ITA
  • VESTIBULAR ITA
  • NOTA DE CORTE ITA

A aprovação é uma conquista não apenas para Luciana, como também para outras estudantes, já que as mulheres são minoria aprovada no ITA.

Na lista dos 150 aprovados, apenas nove mulheres (6% do total) conseguiram conquistar uma vaga, entre elas a estudante Luciana de Oliveira dos Santos, que conquistou a primeira colocação nas vagas privativas (optantes pela carreira militar).

A vitória de Luciana marca a primeira vez desde 2011 que uma mulher é aprovada em primeiro lugar no ITA e a terceira em que uma mulher conquista, também em primeiro lugar, uma vaga de carreira militar. As outras duas ocasiões foram em 2000 e 2010.

PERNAMBUCANA É PRIMEIRO LUGAR DO ITA

Para se preparar, a estudante saiu de Recife e se mudou para São José dos Campos, sede do ITA e distante 2.500 km de sua terra natal, para estudar no Poliedro Curso, referência em aprovações no instituto.

Luciana relatou como foi o processo de estudo durante quatro anos para conseguir a aprovação. “Venho de uma família de origem humilde que conseguiu uma vida mais confortável por causa das portas que a educação abre”, contou.

“Acho importante ver mulheres se enxergando lá dentro e conquistando espaços na área de engenharia militar, disputando editais que exigem alta performance”.

"Quando eu cheguei [no cursinho], foi um baque. Ia mal em simulados, tinha problemas que pareciam impossíveis de resolver. Mas esse é um sentimento normal de quem entra.

Você tem 17 anos e tem, na sua sala, pessoas de 23 anos já com certa experiência, uma bagagem [...] oram quatro anos de muito sufoco e pressão psicológica. De sentir que estava ficando para trás, já que meus amigos da escola já estavam na metade do curso.

Isso bate muito e desanima. Conseguir essa vaga é um alívio", relatou em entrevista ao portal UOL.

>> VESTIBULAR DO ITA: conheça Caio Temponi, estudante de 14 anos que se tornou o mais novo a ser aprovado na história do ITA 

ROTINA DE ESTUDOS PARA O ITA

 

Divulgação/Forças Aéreas
Vestibular Instituto Tecnológico da Aeronáutica (ITA) - Divulgação/Forças Aéreas

Segundo a estudante, sua rotina de estudos se iniciava às 9h, em casa, estendendo-se para as aulas do cursinho a tarde, de segunda a sábado.

"É uma rotina puxada, estudar era basicamente tudo o que eu fazia. Todos os dias eu tinha de aprender uma coisa nova, isso me deixava mais animada", explicou Luciana para o UOL.

NOTA DE CORTE DO ITA

As notas de corte do exame são de 6,6883 para os optantes à carreira militar e de 6,8150 aos não optantes. Há, ainda, notas distintas para os cotistas nas duas opções.

A nota de Luciana Oliveira foi de 7,0833. No total, 9.364 estudantes se inscreveram para o vestibular, sendo 2.218 mulheres.

Tags

Autor