EDUCAÇÃO EM PERNAMBUCO: convocação dos aprovados no concurso de professor da UPE será mais uma demanda para Raquel Lyra
Concurso para professor da UPE teve 202 vagas, mas não houve aprovados para 17 dessas. Homologação do resultado final saiu no Diário Oficial de Pernambuco desta quarta-feira (28)
Mais uma demanda da educação que ficará para a governadora Raquel Lyra: a convocação dos professores aprovados no concurso público para docentes da Universidade de Pernambuco (UPE). Portaria com a homologação do resultado final do certame foi publicada no Diário Oficial do Estado desta quarta-feira (28).
Foram abertas 202 vagas para professor universitário, sendo 15 na função de auxiliar, 3 vagas para assistente e 184 para adjunto. As provas objetivas aconteceram em agosto e setembro. Houve outras três fases: prova didática, prova do plano de trabalho e avaliação de títulos.
Segundo a UPE, não houve aprovados em 17 vagas. A recomposição do quadro docente da universidade é uma ação urgente. Atualmente há 1.078 professores e 4.565 servidores.
A UPE está presente em todas as regiões geográficas do Estado, com câmpus em 10 cidades pernambucanas. Tem cerca de 15 mil estudantes de graduação e 3 mil de pós-graduação.
Para o próximo ano está prevista expansão com implantação de mais dois câmpus, nos municípios de Surubim, no Agreste, e Ouricuri, no Sertão.
EDUCAÇÃO BÁSICA
Outra demanda que será cobrada à governadora Raquel Lyra logo no início da sua gestão é a convocação dos 2.907 professores da educação básica aprovados no concurso realizado esse semestre pela atual gestão. A homologação do resultado, pelo governador Paulo Câmara, ocorreu no último dia 12 de dezembro.
- Recomposição do orçamento, retomada do diálogo com gestores, mais verba para merenda: os desafios do governo Lula na educação
- Listão dos aprovados nas quatro escolas de Aplicação da UPE será divulgado nesta quarta-feira (28)
- CONCURSO PARA PROFESSOR: Olinda abre concurso com vagas para professor da educação infantil, ensino fundamental e música
Para os analistas e assistentes resta ainda a publicação do listão final dos aprovados, previsto para fevereiro, conforme o edital. Portanto, a homologação e convocação dos classificados ficarão sob responsabilidade da próxima gestão estadual.
Um terceiro concurso ficou para 2023. Foi publicado no Diário Oficial da última terça-feira (26) edital do certame para selecionar 155 docentes, sendo 101 para professores de música e 54 para educação especial. As inscrições serão de 30 de janeiro a 1º de março.
A rede estadual de ensino tem 1.059 escolas, 534 mil estudantes e 43 mil profissionais, dos quais 36 mil são professores, entre efetivos e temporários.