COLUNA ENEM E EDUCAÇÃO

VESTIBULAR SERIADO: UPE divulga assuntos que vão cair no SSA 1 e SSA 2 em 2023, ajustados ao novo ensino médio

Conteúdo programático precisou ser ajustado ao novo modelo de ensino médio. Os candidatos do SSA 1 já fizeram as provas deste ano com as mudanças. Os do SSA 2 farão as novas provas em 2023

Imagem do autor
Cadastrado por

Margarida Azevedo

Publicado em 30/12/2022 às 12:08 | Atualizado em 30/12/2022 às 12:21
Notícia
X

Atenção alunos e professores do ensino médio. A Universidade de Pernambuco (UPE) divulgou, nesta sexta-feira (30), o conteúdo programático que será cobrado, em 2023, na segunda etapa do Sistema Seriado de Avaliação (SSA), o SSA 2, voltado para estudantes do 2º ano do ensino médio.

O programa atende às mudanças implementadas pelo novo ensino médio, que começou a vigorar neste ano de 2022.

Também foram liberados os assuntos que deverão ser estudados pelos alunos do 1º ano e que, portanto, farão o SSA 1 em 2023.

Segundo o presidente da comissão do vestibular e pró-reitor de graduação da UPE, Ernani Martins, para essa etapa houve mudança apenas no programa de linguagens.

Para as demais provas o conteúdo é o mesmo que foi aplicado no SSA 1 deste ano. Foi esse grupo de estudantes que pela primeira vez realizou o seriado já ajustado ao novo ensino médio.

NOVO ENSINO MÉDIO

Com a implementação do novo ensino médio, iniciada agora em 2022, o vestibular seriado da UPE precisou se adaptar. Este ano as provas do SSA 1 já foram no novo formato.

As tradicionais disciplinas do currículo - português, matemática, história, geografia, física, química, biologia - foram agrupadas de forma diferente, como acontece hoje no Enem.

No novo SSA, são quatro provas: linguagens, ciências humanas, matemática e ciências da natureza.

COMO FUNCIONA O SSA

Neste modelo de seleção, o estudante realiza provas três vezes, ao final de cada série do ensino médio, mas só concorre a vagas no último ano.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO DO SSA 1

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO DO SSA 2

Para 2023, a UPE vai destinar 1.800 vagas para o SSA (50% do total), sendo 30% para egressos de escolas públicas. As cotas são para quem estudou do 6º ano do ensino fundamental ao 3º ano do ensino médio na rede escola pública.

Outras 1.800 vagas vão para o Sistema de Seleção Unificada (Sisu), com notas do Enem, e coordenado pelo MEC. As inscrições no Sisu 2023 serão de 16 a 24 de fevereiro de 2023, com resultado em 28 de fevereiro.

Somente quando termina o SSA 3 é que o candidato escolhe o curso que pretende concorrer.

VANTAGENS DO SERIADO

Entre as vantagens do SSA, estão a de que só caem assuntos que o estudante viu naquela série. E a cada ano é divulgada a nota separada do candidato por disciplina. Dá para o aluno investir na matéria que não se saiu bem no ano anterior e assim melhorar o desempenho.

Outro aspecto positivo é que o vestibulando concorre apenas com estudantes que estão concluindo o ensino médio, como ele, já que a disputa por vagas só acontece no 3º ano. No Sisu a concorrência acaba sendo maior porque participam estudantes que já acabaram o ensino médio.

Embora possa ser feito por qualquer pessoa, o SSA exige a presença do candidato em Pernambuco, para realizar as provas, três vezes, o que acaba limitando a participação de concorrentes de fora. No Sisu, como basta ter feito o Enem, a concorrência é nacional, o que aumenta a procura pelas vagas.

CALENDÁRIO

Para os vestibulandos que fizeram o SSA 3 agora em 2022, portanto concluíram o processo seletivo, o listão dos aprovados só será liberado em fevereiro de 2023. A data limite para divulgação do resultado é 23 de fevereiro, conforme o manual do SSA 3.

Já os candidatos que participaram do SSA 1 e SSA 2 poderão conferir suas notas individuais até 31 de março de 2023.

Tags

Autor