PESQUISA NAS ESCOLAS

Diversidade sexual e de gênero nas escolas: maioria dos professores quer debater assunto

Estudo mostra que sete em cada 10 professores acreditam que existe a necessidade de trabalhar com os alunos questões sobre diversidade sexual e de gênero

Lucas Moraes
Cadastrado por
Lucas Moraes
Publicado em 30/06/2023 às 6:39
Foto ilustrativa:Cesar Brustolin/SMCS
Apesar de reconhecerem a importância do tema, apenas metade dos professores afirmam que se sentem à vontade para propor aulas sobre diversidade sexual e de gênero - FOTO: Foto ilustrativa:Cesar Brustolin/SMCS

Uma nova pesquisa desenvolvida pela Associação Nova Escola, organização de impacto social sem fins lucrativos que tem como missão fortalecer educadores da Rede Pública Brasileira, em parceria com a TODXS, ONG de empoderamento da comunidade LGBTI+, revela a percepção de educadores sobre a Educação da Diversidade Sexual e de Gênero nas escolas. O levantamento conta com 4.035 profissionais (professores, gestores, diretores, entre outros) em todo o Brasil.

O estudo mostra que sete em cada 10 professores acreditam que existe a necessidade de trabalhar com os alunos questões sobre diversidade sexual e de gênero. Além disso, seis em cada 10 profissionais da Educação acreditam que o ambiente escolar seja um lugar favorável para trabalhar e desenvolver a questão da diversidade sexual e de gênero. Para os educadores que se declaram LGBTI+, o número sobe para oito em cada 10.

Em um País com altos índices de violência contra a população LGBTI+ (duas pessoas LGBTI+ morreram a cada três dias no Brasil em 2022, segundo o Observatório de Mortes e Violências contra LGBTI+), a pesquisa mostra que as escolas não estão isentas dessa violência: metade dos profissionais LGBTI+ relatam terem presenciado episódios de LGBTIfobia no ambiente escolar, sendo que, em 90% dos casos,os próprios alunos foram autores das ações.

“Os últimos estudos da Nova Escola têm comprovado que o ambiente escolar é um reflexo da sociedade. Uma vez que a saúde mental e socioemocional das crianças e jovens é negligenciada, vemos episódios de violências. Uma vez que o racismo não é trabalhado, são inúmeros os casos de discriminação racial envolvendo alunos e até professores. Com as questões de diversidade sexual e de gênero ocorre o mesmo. Portanto, é necessário trabalhar esses temas para que a escola seja o lugar em que meninos e meninas aprendem a conviver com as diferenças e a deixar de lado preconceitos e estereótipos que encontram nas demais esferas sociais.”, comenta Ana Ligia Scachetti, pedagoga e CEO da Nova Escola.

Medo do debate

Apesar de reconhecerem a importância do tema, apenas metade dos professores afirmam que se sentem à vontade para propor aulas sobre diversidade sexual e de gênero em dinâmicas e atividades desenvolvidas em sala de aula. Esse receio, conforme a pesquisa, se relaciona com o fato de que 50% dos respondentes afirmam ter medo da interferência da família dos alunos em questões sobre diversidade sexual e de gênero.

O estudo também mostra falta de preparo das escolas para lidar com o tema e os alunos. Apenas três em cada 10 professores respondentes da pesquisa indicam que os alunos têm, no geral, espaço de acolhimento quando são vítimas de bullying por sua orientação sexual e somente dois em cada 10 professores afirmam que a escola incentiva o uso de materiais pedagógicos de discussão a respeito da temática.

“Quando falamos do acolhimento de pessoas LGBTI+, bem como na formação de professores sobre este tema, a escola precisa se reinventar, produzindo conhecimento e abrindo espaço nos currículos para a discussão de temas urgentes que barrem qualquer outro tipo de preconceito. O desenvolvimento deste tipo de competência está previsto na Base Nacional Comum Curricular e passa pela revisão da cultura da escola e da maneira como as relações se dão dentro e fora da sala de aula.”, comenta Ana Ligia.

Para auxiliar educadores a aplicarem o tema da Diversidade Sexual e de Gênero nas salas de aula de forma simples, didática e respeitosa, a Nova Escola disponibiliza de forma gratuita conteúdo online sobre como Diversidade e Sexualidade, incluindo uma cartilha que traz indicações práticas e explica por exemplo, as diferenças entre “orientação sexual” e “identidade de gênero”.

"A gente tem leis que preveem a Educação da cultura negra dentro das escolas completando vinte anos, mas esses assuntos praticamente ainda não são tratados. Que dirá questões que não são lei, como a diversidade sexual e de gênero", diz a gerente de pesquisa da TODXS, Akira Borba.


Metodologia e perfil da pesquisa


O levantamento trata-se de uma pesquisa espontânea, com 4.035 professores de todo o Brasil via formulário online, realizada do dia 12 de abril ao dia 4 de maio de 2023. A maioria (45,1%) dos respondentes são do Sudeste. 70,9% são professores, 11,4% coordenadores e 4,1% estão em cargo de direção.

A maioria é da rede pública de ensino: 43,8% atuam na Rede Pública Municipal, 33,1% na Rede Pública Estadual, 3,8 na Rede Pública Federal e 21,9% na Rede Privada. Grande parte deles atende crianças: 21,5% trabalham no Ensino Infantil, 34,5% no Fundamental I, 40,9% no Fundamental II, 33% no Ensino Médio. Apenas 9,7% estão no EJA e 13,2% no Ensino Superior.

Em relação à identidade de gênero, 69,9% dos respondentes são mulheres cisgênero, 27,7% são homens cisgênero, 1% não-binário, 0,7% são homens transgênero e 0,7% mulher trânsgero. Sobre a sexualidade, 81,1% são heterossexuais, 8,2% se afirmam homossexuais, 5,9% se identificam como bissexuais, 2,1% pansexuais e 1% assexual.

No cruzamento de informações sobre sexualidade e faixa etária, o percentual de profissionais da Educação que se identificam como LGBTQIAPN+ é maior entre os mais jovens e menor entre os mais velhos: 49,7% dos entrevistados de até 30 anos de idade se identificam neste grupo. Entre os profissionais LGBTQIAPN+, a defesa por inclusão da Educação de diversidade alcança percentual maior que a média geral, seja por iniciativa própria da gestão escolar ou por demanda dos próprios estudantes.

Edição do Jornal

img-1 img-2

Confira a Edição completa do Jornal de hoje em apenas um clique

Últimas notícias