PROGRAMA EDUCACIONAL

Municípios do Grande Recife devem enviar até fim do mês demandas para o Juntos Pela Educação

Governo do Estado realizou reunião com representantes da educação de 14 cidades para definir prioridades na educação

Lucas Moraes
Cadastrado por
Lucas Moraes
Publicado em 07/08/2023 às 17:02 | Atualizado em 07/08/2023 às 17:03
Filipe Jordão/SEE
Os secretários de Planejamento e Educação de Pernambuco estiveram presentes na reunião - FOTO: Filipe Jordão/SEE

Os municípios da Região Metropolitana do Recife (RMR) deverão formalizar os detalhes das suas demandas, como necessidade ou indicação de terrenos disponíveis, filas de espera e quantitativo de ônibus que precisam e de estudantes em distorção ano/idade, para terem acesso aos recursos do programa Juntos Pela Educação. O prazo  acordado com o governo do Estado para as respostas dos requerimentos é até o fim deste mês de agosto. 

A decisão veio após reunião para fortalecer as ações e infraestrutura da educação dos municípios da Região Metropolitana do Recife. O governo Raquel Lyra (PSDB) tem realizado reuniões de grupo temáticos para elaborar ações conjuntas. 

REUNIÃO COM OS MUNICÍPIOS SOBRE EDUCAÇÃO

O Grupo Temático (GT) de Educação, teve reunião organizada pela Secretaria de Educação e Esportes (SEE) em conjunto com a Secretaria de Planejamento, Gestão e Desenvolvimento Regional de Pernambuco (Seplag). O encontro reuniu representantes das 14 cidades que formam a Região Metropolitana do Recife. 

“Os prefeitos, prefeitas, secretários e secretárias saíram desta reunião com a crença no sucesso do programa Juntos Pela Educação. Eles perceberam tudo o que a gente vai poder fortalecer e têm a certeza de que vão conseguir ampliar o número de creches, de escolas de tempo integral e implantar projetos pedagógicos para fortalecer o processo de ensino e aprendizagem”, disse a secretaria de Educação do Estado, Ivaneide Dantas.

PROGRAMA JUNTOS PELA EDUCAÇÃO 

O programa Juntos Pela Educação, lançado no dia dois de junho de 2023, prevê a  criação de 60 mil vagas na educação infantil, ampliação do ensino integral a partir do ensino fundamental 2, aumento de 50% do número de matrículas no ensino profissional e técnico e na Educação de Jovens e Adultos (EJA), fortalecimento da busca ativa para o combate da evasão escolar, criação dos programas Mãe na Escola e Trilhatec, oferta de 15 novas escolas técnicas e ampliação da conectividade de internet em mais de mil unidades.

Das propostas que conseguiram sair do papel, o governo do Estado entregou 101 ônibus escolares e 74 municípios pernambucanos. A meta inicial da governadora é era de entregar 500 ônibus, número que foi dobrado (1 mil), até o ano de 2026.

A próxima reunião do governo do Estado com o eixo de educação está agendada para outubro deste ano.

Edição do Jornal

img-1 img-2

Confira a Edição completa do Jornal de hoje em apenas um clique

Últimas notícias