VIAGEM DE GRAÇA

Recife no Mundo: Recife lança intercâmbio nos EUA, Canadá e Reino Unido para alunos da rede pública

Inscrições começam nesta sexta-feira (11) para alunos do 8º e do 9º ano do ensino fundamental

Lucas Moraes
Cadastrado por
Lucas Moraes
Publicado em 10/08/2023 às 21:19 | Atualizado em 11/08/2023 às 18:33
EDSON HOLANDA/PCR
Alundos dos anos finais da rede pública do Recife terão a oportunidade de viajarem para os EUA, Canadá ou Reino Unido - FOTO: EDSON HOLANDA/PCR

Estudantes da rede pública de ensino do Recife poderão viajar para estudar um outro idioma nos Estados Unidos, Canadá ou Reino Unido com despesas 100% custeadas pela prefeitura. O programa “Recife no Mundo” irá ofertar cursos de língua inglesa articulados com intercâmbio para estudantes e professores, no formato “summer camp” - que utiliza as férias para aprimorar um idioma.

 

“O programa vai ampliar a aprendizagem da língua inglesa na nossa rede, mas vai também criar novas perspectivas sociais, culturais e ampliar os horizontes dos nossos estudantes. O programa também contempla os professores, eles vão ter curso de língua inglesa e intercâmbio como os estudantes. E os adolescentes vão ficar um mês no exterior, de forma monitorada”, explicou o secretário de Educação do Recife Fred Amancio.

ASSISTA AO VÍDEO E SAIBA TUDO SOBRE O INTERCÂMBIO GRATUITO

Com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), o ensino da língua estrangeira tornou-se obrigatório a partir dos Anos Finais do Ensino Fundamental. Aprendendo uma nova língua e tendo a possibilidade de praticá-la em outros países possibilita aos indivíduos uma participação no mundo através de trocas sociais.

QUEM PODE PARTICIPAR DO INTERCÂMBIO

A iniciativa irá envolver estudantes dos Anos Finais (8º e 9º ano) e professores com Licenciatura em Letras (língua inglesa), sendo docentes em sala de aula ou em cargos de gestão.

Canadá, Estados Unidos e Inglaterra são os destinos já confirmados para o intercâmbio, até o momento. Os cursos serão abertos para 1.000 estudantes e 50 professores. Para o intercâmbio internacional serão selecionados, dentre os participantes dos cursos de língua, 100 estudantes e 10 docentes.

Os cursos de língua inglesa dos estudantes serão realizados de forma presencial e eles receberão material didático e material de áudio e vídeo para estudar antes da avaliação. As aulas serão realizadas no contraturno das atividades comuns curriculares, sendo quatro vezes na semana. O requisito para participar é estar matriculado a partir do 8º ano em qualquer escola municipal do Recife.

VAGAS PARA PROFESSORES

Já para os professores, o curso será no formato híbrido, ou seja, presencial e online, totalizando 3h30 de atividades semanais, com aulas em dois polos: Zona Norte e na Zona Sul da cidade. O requisito para participar é ter Licenciatura em Letras, estar a mais de dois anos da aposentadoria ao final do programa e não solicitar cessão, transferência ou exoneração por um período de dois anos após o término do intercâmbio.

“Haverá todo o custeio de passagens, acomodação, o custo de estar numa universidade fora, o custeio para as despesas lá. Além disso, a gente lança uma modalidade para professores de Letras que vão ter a oportunidade de passar um período em lugares como Estados Unidos, Canadá e Reino Unido, disse o prefeito João Campos (PSB). Segundo ele, o curso extensivo de segunda língua irá abranger 25% dos jovens da rede pública de ensino. 

A viagem aos países de língua inglesa chega como um complemento de todo o aprendizado durante o período de aulas do curso de língua inglesa. O objetivo é desenvolver com nativos tudo o que foi aprendido em sala, além de trabalhar as relações interpessoais, troca de experiências, conhecimento de novas culturas e o desenvolvimento de aptidões que vão além do universo acadêmico.

A cônsul-geral no Consulado Geral dos Estados Unido no Recife, May Baptista, participou do lançamento do programa. “Agradeço ao prefeito por convidar os Estados Unidos a participar desse programa inovador e por nos receber aqui no Compaz Governador Eduardo Campos. O Consulado Geral dos Estados Unidos no Recife está pronto para ser parceiro do Recife no Mundo. Fico emocionada ao imaginar as conexões que alunos e professores de Recife vão criar nos Estados Unidos, no Canadá e na Inglaterra”, afirmou. 

O programa também oferecerá passaporte e visto, kit viagem, estadia em dormitório de universidade, curso de língua inglesa no exterior, seguro saúde e todo apoio da Secretaria de Educação do Recife.

INSCRIÇÕES RECIFE NO MUNDO

As inscrições já iniciam nesta sexta-feira (11) e podem ser feitas pelo Conecta Recife, ou pelo site educ.rec.br/recifenomundo.

 

CONCORRENTE DO 'GANHE O MUNDO'

O novo programa da educação do Recife chega na esteira do 'Ganhe o Mundo', programa da rede estadual que também promove o intercâmbio de estudantes da rede pública. Criado nas gestões do PSB, o programa do governo do Estado está com viagens suspensas até o ano de 2024. 

O governo Raquel Lyra (PSDB) diz que o 'Ganhe o Mundo' ainda está suspendo em função da necessidade de readequação dos termos e contratos do programa, questionados pelo Tribunal de Contas de Pernambuco ainda no governo Paulo Câmara (PSB). 

Edição do Jornal

img-1 img-2

Confira a Edição completa do Jornal de hoje em apenas um clique

Últimas notícias