OPORTUNIDADE

Estudantes de escolas públicas participam de oficinas de capacitação para o mercado de trabalho

Ação é parceria entre o Plaza Shopping, consultoria Carol Conde e o Instituto Aliança Emprego Entre os temas que serão abordados nas oficinas estão habilidades, competências e estratégias de preparação para inserção no mercado de trabalho

Imagem do autor
Cadastrado por

Lucas Moraes

Publicado em 11/08/2023 às 10:24
Notícia
X

Oficinas de capacitação estão sendo oferecidas para jovens que estão concluindo o Ensino Médio em escolas públicas do Recife, proporcionando-lhes oportunidades de formação e inserção qualificada no mercado de trabalho. A iniciativa chamada de "Jovens em ação: meu futuro, meu trabalho" é uma parceria do Plaza Shopping com a consultora Carol Conde e o Instituto Aliança Emprego (IAÊ).

Os encontros acontecem até o dia 14 de agosto na Escola de Referência Silva Jardim, e nos dias 15 e 17 de agosto e 5 de setembro, na Escola de Referência José Vilela, das 13h30 às 17h. Cem alunos devem participar do projeto.

Entre os temas que serão abordados nas oficinas estão habilidades, competências e estratégias de preparação para inserção no mercado de trabalho e como se manter empregável superando os desafios do acesso e da permanência. Durante os encontros, os alunos terão acesso a conteúdos, ferramentas e estratégias que os ajudaram na preparação para o primeiro emprego.

PLANEJAMENTO PROFISSIONAL

Além disso, os estudantes serão sensibilizados sobre a importância do planejamento profissional e inserção no mundo laboral, estimulando o desejo de crescimento e ascensão em suas carreiras. As oficinas serão conduzidas pela consultora e especialista em empregabilidade juvenil Carol Conde, especializada em treinamentos corporativos e educacionais, com ampla experiência na área de desenvolvimento humano, socioemocional e técnico.

Ao participar das oficinas, os jovens também terão acesso gratuito até dezembro a uma trilha de cursos/testes disponíveis na Plataforma IAE, que tem uma versão em aplicativo para celulares. Entre os conteúdos disponíveis estão Raciocínio lógico, Matemática, Língua portuguesa, conteúdos sobre Comunicação digital, testes de perfil profissional e vocacional e ao e-book sobre o "Mundo do trabalho”, entre outros conteúdos, todos voltados para a preparação do desenvolvimento para o mercado profissional.

Os concluintes também serão cadastrados no Banco de Talentos da instituição, permanecendo em um banco de dados para futuras oportunidades. A partir de janeiro de 2024, eles serão encaminhados para a seleção do programa Jovem Aprendiz ou Primeiro Emprego, sendo direcionados para empresas de diversos segmentos, como shoppings, indústrias, supermercados, farmácias e outros.

“A parceria entre o Plaza Shopping, a consultora Carol Conde e o Instituto Aliança Emprego reforçam o nosso compromisso com a juventude, promovendo oportunidades para que eles alcancem seu pleno potencial, trilhando caminhos de sucesso e crescimento profissional”, explica Jakeline Soares, coordenadora de responsabilidade socioambiental do Plaza Shopping.

P?ATAFORMA IAÊ

A plataforma/aplicativo IAÊ é um negócio social do Instituto Aliança que faz o match entre os jovens que passaram pelas formações de qualificação profissional do Instituto e de organizações parceiras e vagas no mercado de trabalho.

A missão é conectar jovens talentos ao mundo do trabalho, apoiando a superação das desigualdades sociais e econômicas e levando para as empresas jovens capacitados, engajados e motivados. 

Tags

Autor