PROTESTO

Estudantes da UFPE realizam protesto após passarem mal com alimentação do Restaurante Universitário

UFPE disse ter acionado a Vigilância Sanitária do Estado para realizar uma análise da alimentação, após tomar conhecimento dos relatos dos estudantes

Imagem do autor
Cadastrado por

Mirella Araújo

Publicado em 03/09/2023 às 17:58 | Atualizado em 04/09/2023 às 15:08
Notícia
X

Estudantes da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) vão realizar um protesto, nesta segunda-feira (4), às 12h, em frente ao Restaurante Universitário (RU), no campus Recife, para cobrar melhorias na qualidade das refeições.

Na última sexta-feira (1º), dezenas de alunos apresentaram sintomas como náuseas, vômitos e diarreia, após terem jantado no RU. O restaurante foi reaberto em maio deste ano, sob a gerência da empresa General Goods Ltda. Nesse dia, entre as opções para o jantar, foram servidos calabresa, torta de repolho, arroz e canjica.

O estudante do curso de Engenharia de Alimentos, Davi de Melo Magalhães, 22 anos, faz as refeições do almoço e do jantar no Restaurante Universitário, de segunda a sexta-feira. Ele contou ao JC que começou a passar mal no sábado e soube que outros colegas também tiveram os mesmos sintomas e que muitos chegaram a ser hospitalizados.

“Comigo foi a primeira vez que isso aconteceu. Eu nunca tinha passado mal por conta de alimentos do RU, mas sei que outras pessoas, especialmente da Casa do Estudante, já comentaram sobre isso [ter passado mal]”, afirmou o universitário.

“É um absurdo o que aconteceu, e é algo muito delicado você ter que trabalhar em função de atender milhares de pessoas que passam ali todos os dias. Isso não pode acontecer porque isso é uma responsabilidade que a empresa firma com os alunos que consomem os alimentos que eles produzem todos os dias”, disse Davi.


Vigilância Sanitária foi acionada

Por Nota, a UFPE informou que acionou a Vigilância Sanitária do Estado para realizar uma análise da alimentação servida no dia, após tomar conhecimento do mal-estar apresentado pelos estudantes.

A UFPE disse ainda que também acionou a vigilância epidemiológica para uma visita, acompanhada por enfermeiros do Núcleo de Apoio à Saúde do Estudante (NASE) da Pró-Reitoria de Assuntos Estudantes (Proaes), na Casa do Estudante.

“A instituição destaca ainda que a vigilância sanitária atua de forma regular no Restaurante Universitário, tendo a última visita ocorrido dia 30 de agosto e resultado em parecer positivo sobre as instalações e operação no local. O Restaurante Universitário é administrado pela empresa General Goods em contrato de cooperação contínua com a instituição que, por sua vez, disponibiliza uma equipe de nutricionistas para acompanhar a produção dos alimentos servidos”, disse no comunicado.

Por fim, a UFPE informou que vai realizar uma reunião com os representantes da General Goods, nesta segunda-feira, para acompanhar os casos relatados.

Já a Secretaria de Saúde do Recife disse ter sido notificada, neste sábado (2), sobre a intoxicação no Restaurante Universitário.

“Equipes da Vigilância Sanitária e do Centro de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde do município foram acionadas e iniciaram investigação, com coleta de amostras e depoimentos para elucidar as causas do incidente. Informações poderão ser repassadas após a conclusão dos trabalhos”, informou a pasta, também por meio de nota.

Ao portal G1, a empresa responsável pela administração do RU disse estar atuando para identificar as possíveis causas "do incidente", afirmando também que "trabalha com rígidos padrões e monitora constantemente indicadores de qualidade para a segurança alimenta". 

Tags

Autor