Como estudar em Portugal em 2024? Veja guia atualizado para estudar no País
Confira três passos importantes para estudar em Portugal
Em 2022, a população estrangeira residente em Portugal cresceu, sendo o sétimo ano consecutivo que o índice vê uma crescente. No total, são 781.915 cidadãos, mantendo-se a comunidade brasileira como a mais representativa e a que mais aumentou, como divulgado pelo Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) e repercutido pelo jornal Público.
A progressão do interesse por parte dos brasileiros - e da Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP) no geral - vem após uma série de medidas do Governo português para estimular a formação de estudantes internacionais em território luso.
A seguir, veja um guia atualizado de como estudar em Portugal em 2024.
3 passos para estudar em Portugal
Pesquisa de cursos e calendário das Universidades
O primeiro passo a ser dado por aqueles que pretendem estudar no País é pesquisar a fundo no site das Universidades locais.
É preciso ler sobre os cursos oferecidos, quais as disciplinas e habilitações que você vai desenvolver no final. Com um detalhe: atenção ao calendário! O calendário de aulas em Portugal é diferente daquele no Brasil e as candidaturas, geralmente, acontecem em três momentos do ano de acordo com as Universidades.
Confira no site da instituição de ensino na qual você tem interesse para entender quando deve apresentar sua candidatura.
Notas do ENEM
O Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) é uma das provas que pode garantir o acesso a brasileiros que buscam fazer algum curso de graduação - ou licenciatura, no português de Portugal.
Mais de 50 universidades, institutos politécnicos e escolas superiores têm acordo interinstitucional com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), que garante acesso facilitado às notas dos estudantes brasileiros interessados em cursos de graduação em Portugal. Cada instituição define as regras e os pesos para uso das notas.
Vale lembrar que o processo de candidatura para o curso de medicina é bem diferente dos outros cursos e são exigidos alguns pré-requisitos.
A Universidade do Porto, uma das mais conceituadas, divulgou como é se dá o processo para que estudantes internacionais estudem na Instituição.
Além disso, o Inep mantém atualizada uma página na qual reúne as instituições portuguesas que aceitam a nota do Enem. Clique aqui para ler.
Pós-graduação em Portugal
Além dos cursos de licenciatura (graduação), os estudantes internacionais também podem ingressar nas Universidades portuguesas para fazer um curso de pós-graduação, como Mestrado ou Doutorado.
Em geral, podem candidatar-se os nacionais de um país que não pertence à União Europeia e cumprem uma das seguintes condições:
- É titular de um diploma de ensino secundário português ou habilitação equivalente;
- Tem um diploma ou certificado emitido por uma autoridade competente no país de origem, que comprove a sua aprovação e dê acesso ao ensino superior.
Via de regra, a pesquisa e a organização são necessárias para uma candidatura bem-sucedida em alguma das várias instituições de ensino portuguesas que abrem as portas para estudantes de todas as partes do mundo.