TEMPO INTEGRAL

Etapa regional do Ciclo de Seminários do Programa Escola em Tempo Integral chega ao Recife

Os seminários vão discutir e elaborar as orientações para a educação integral em tempo integral na educação infantil, ensino fundamental e ensino médio

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Mirella Araújo

Publicado em 27/09/2023 às 20:56 | Atualizado em 27/09/2023 às 21:00
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A etapa Nordeste do Ciclo de Seminários do Programa Escola em Tempo Integral, promovido pelo Ministério da Educação, em parceria com a Secretaria de Educação do Recife e Educação e Esportes do Estado, está sendo realizado no Recife, nesta quarta (27) e quinta-feira (28).

O ciclo tem o objetivo de ampliar a oferta de tempo integral nas escolas de educação básica de todo Brasil, como prevê o Plano Nacional de Educação, instituído pela Lei 13.005/2014. Em Recife, o encontro está acontecendo no Centro de Eventos da Faculdade Pernambucana de Saúde, no bairro da Imbiribeira.

Os seminários vão discutir e elaborar as orientações para a educação integral em tempo integral na educação infantil, ensino fundamental e ensino médio. Além disso, serão consideradas as especificidades e transversalidade das modalidades especiais: educação especial na perspectiva da educação inclusiva, educação bilíngue de surdos, educação do campo, educação escolar indígena e educação escolar quilombola.

“Após os últimos anos, em que o Governo Federal exerceu pouca coordenação da Política Nacional, é importante destacarmos que isso é uma competência da União. Neste primeiro ano de programa, a gente tinha mesmo que ir aos territórios e regiões para reconhecer o trabalho que os municípios e estados já fazem para a educação integral em tempo integral e, junto às comunidades escolares e Secretarias de Educação, debater as políticas para esta educação em tempo integral", disse a coordenadora-geral de Educação Integral e Tempo Integral do Ministério da Educação, Raquel Franzim.

"Mas o nosso compromisso é fazer isso com as experiências que já existem, dando mais visibilidade à elas, por exemplo, Recife e o Governo do Estado, os diferentes municípios e outros estados da Região Nordeste, que tem iniciativas muito bem sucedidas", completou.

PROGRAMAÇÃO 

Neste dois dias de evento, a programação prevê painéis que discutem os Princípios da Educação Integral em Tempo Integral no Ensino Fundamental; Orientações para o tempo integral nos anos iniciais e finais; Educação Ambiental: os temas contemporâneos transversais em diálogo com a Educação Integral nos territórios; e A arte, a cultura, o esporte, o meio ambiente, direitos humanos, a ciência e tecnologia na Política de Educação em Tempo Integral; além das orientações para o tempo integral em Creches e Pré-Escolas.

“É muito importante estarmos aqui em Recife, nesta terceira etapa regional dos ciclo de seminários. Daqui, vamos para Diadema, na etapa Sudeste, e Porto na Alegre, na etapa Sul. E cada cidade acaba trazendo seus desafios e estes, apesar de específicos, muitas vezes, são comuns a todos. Então, é uma oportunidade da gente apoiar, não apenas financeiramente, mas tecnicamente as comunidades escolares a fazer educação integral em tempo integral com qualidade”, completa Franzim.

O secretário de Educação do Recife, Fred Amancio, participou da mesa de abertura do encontro e destacou a importância do Programa Escolas em Tempo Integral e da realização dos ciclos de seminários em todas as regiões do Brasil.

“São estes seminários que nos dão a oportunidade de discutir financiamento, ampliação do tempo integral nas redes de ensino e, especialmente, uma política e uma proposta pedagógica de tempo integral. Todos os painéis programados estão voltados para essa discussão da proposta, do desenvolvimento de habilidades e competências e do desenvolvimento dos próprios estudantes. Isso é muito importante”, pontua o secretário de Educação do Recife, Fred Amancio.

Ainda no seu discurso, o gestor destacou também a importância de se discutir o tempo integral não apenas para o Ensino Médio, o que norteou boa parte dos seminários nos últimos anos, mas contemplar também o ensino fundamental e a educação infantil.

“Os conceitos que a gente vê da importância da educação integral em tempo integral são válidos também para estas duas etapas de ensino. Então, a gente fica muito feliz pela oportunidade de realizar este evento aqui na cidade do Recife, município do Estado de Pernambuco, que é um dos grandes precursores do Brasil de uma política de tempo integral. Além disso, é muito orgulho para nós nordestinos, de que hoje no País as três maiores redes de tempo integral são Pernambuco, Paraíba e Ceará. É importante destacar ainda que temos muitos desafios e uma proposta como esta, com esta forte integração, não apenas com o Ministério da Educação, mas outro Ministérios, nos anima para darmos ainda mais importantes”, diz o secretário.

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