Jornada Bett Nordeste é palco de debates sobre educação básica, transformação e aprendizagem
O evento conta com mais de 18 horas de conteúdo, participação de mais de 45 palestrante ao longo da programação, além de expositores com novidades para o setor de educação
O primeiro dia da edição intinerante da Jornada Bett Nordeste, iniciado nesta quarta-feira (27), debateu os avanços e as demandas em torno da educação básica no Brasil. O evento, que está sendo realizado no Centro de Convenções de Pernambuco, em Olinda, e segue com programação nesta quinta-feira (28), reuniu professores, educadores e especialistas para trocarem ideias e soluções sobre a necessidade de transformação na educação e a na aprendizagem.
Para Adriana Martinelli, diretora de Conteúdo da Bett Brasil, é fundamental trazer para o centro desse debate a formação inicial dos estudantes. “A proposta aqui na Jornada Bett Nordeste é dialogar para transformar, para ajudar a melhor a qualidade da educação brasileira, ao mesmo tempo proporcionar a articulação com todo o sistema educacional e com todos os atores deste segmento”, disse a curadora da Jornada Bett Nordeste.
Na abertura do evento, a secretária Executiva de Desenvolvimento da Educação da Secretaria de Educação e Esportes de Pernambuco, Tárcia Regina da Silva, chamou atenção para a escuta no processo educacional.
“A Educação Básica é um dos grandes desafios do Governo de Pernambuco. Pensamos em estratégias com regime de colaboração, que inclui infraestrutura, processos pedagógicos para ajudar os municípios e a questão da alfabetização na idade certa. Tão importante quanto é ampliar a escuta com os professores nas 1.056 escolas do Estado. Estamos criando estratégias de diálogo, apontando a necessidade da escuta para compreender o que funciona, o que não funciona, o que é bom e o que não é”, afirmou Tárcia.
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A secretária executiva disse ainda que o "diálogo não é imposição"."Deve ser pautado pelo que o outro diz. E a gente precisa se educar para o diálogo e a escuta, que é desafiadora quando se faz de forma institucional. Nesse sentido, outro desafio é entender e escutar a partir da diversidade, e por isso ouvir também as comunidades indígenas, quilombolas e do campo”, completou.
Também presente na abertura, José Ricardo Diniz, presidente do Sindicato dos Estabelecimentos de Ensino de Pernambuco (SINEPE-PE) abordou a discussão em torno das transformações educacionais.
“Para discutir a educação e especialmente a educação básica precisamos entender que quem transforma não transforma sozinho. Tem que ser uma transformação global, requer amplitude. A pandemia provocou transformação, afetou a alfabetização de forma forte, e a ressonância estamos percebendo agora. Assim, a inovação, o avanço tecnológico e a flexibilização curricular são necessidades nesse processo de transformação que estamos vivenciando”, destacou Diniz.
Por fim, a mesa de abertura também recebeu Domingos Sávio Alcântara Machado, presidente do Tiradentes Innovation Center, que falou sobre como as escolas também precisam acompanhar essas transformações e inovações que estão sendo apresentadas.
“Também é importante ressaltar a transformação digital, mas pensar que digital não é apenas tecnologia num mundo que muitos não têm acesso à conectividade e aos meios tecnológicos. Por isso, as escolas precisam se transformar para acompanhar nesse momento que alunos, professores e pais vivenciam esse momento de rápida transformação na educação”, disse Machado.
RODAS DE CONVERSA
O impacto da pandemia de covid-19 na aprendizagem foi um dos destaques do primeiro dia da edição itinerante da Jornada Bett Nordeste. Durante o painel “Cuidar para Transformar: priorizando a saúde mental e o bem-estar na educação”, a psicóloga Marina Assis Pinheiro, professora da UFPE, e a psicopedagoga Telma Pantano, do Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas da USP, abordaram questões sobre ansiedade e estresse na comunidade escolar (alunos, professores, famílias e demais pessoas que atuam na educação).
A temática do bullying em sala de aula e os efeitos da síndrome de Burnout entre os professores também foram ressaltados pelas palestrantes. Ainda durante a roda de conversa, moderada pela jornalista Cinthya Leite, deste JC, a plateia trouxe grandes contribuições, com relatos sobre acolhimento, escuta e encaminhamento para profissionais de saúde capacitados, quando necessário.
À tarde, um dos painéis apresentados na Jornada Bett Nordestes abordou as “Estratégias e Práticas Inovadoras para a Aprendizagem Significativa”. Para discutir a temática, participaram a idealizadora da EducaBox, Karina Nones Tomelin, e o coordenador de Customer Loyalty da International School Education, e André Kraucher. A conversa foi moderada pela repórter e titular da coluna Enem e Educação do Jornal do Commercio, Mirella Araújo.
Antes de traçar estratégias e práticas inovadoras, Tomelin apontou para a questão do professor, muitas vezes, atuar em sala de aula de forma "automática", um aspecto que é da própria docência.
“A reflexão sobre as metodologias ativas exige que o professor realize pequenas mudanças em sala de aula, que irão surtir efeitos no seu cotidiano, isso faz parte do processo de inovação. Ou seja, deixar de reproduzir uma aula essencialmente explosiva, pensar em estratégias para mudanças mesmo que pequenas para o seu dia a dia. O mais interessante é que o painel cumpriu a sua função ao oferecer essas ferramentas para os professores, que querem aplicar essas metodologias ativas já no dia seguinte em suas escolas”, destacou a especialista.
Já no painel “Caminhos para uma nova jornada: aprendizagem ao longo da vida”, participaram a consultora educacional e professora Fernanda Centurião, e o diretor nacional da Amco Brasil, Mekler Nunes.
O diretor provocou o público com um tema que importa para toda e qualquer pessoa, seja alunos, gestor, professor. “Abordamos alguns pilares importantes como o fator de decisão, a interdisciplinariedade, o olhar para o ser humano com potencial, sem limitar a sua aprendizagem, e a provocação para que aconteça a aprendizagem efetiva para a vida toda: ‘qual foi a última vez que você aprendeu algo novo?’”
Por fim, o evento contou com mais duas Palestras Inspiradoras: uma sobre "O professor e os diálogos internos: o poder do autoamor na docência", com o cofundador e embaixador da Educa, Rossandro Klinjey, e "Como conectar ideias e iniciativas para promover autonomia?", com Davi Braga, investidor e fundador da RealDeal Ventures (ecossistema empresarial).
Ao longo destes dois dias, serão mais de 18 horas de conteúdo, com mais de 45 palestrantes, e expositores com novidades para o setor de educação.