Unidade do ITA no Nordeste dá mais um passo para sua instalação
Após a apresentação do relatório que aprovou a instalação do novo campus em Fortaleza, o ministro Camilo Santana afirmou que novos cursos deverão ser criados
O Comando da Aeronáutica apresentou ao ministro da Educação, Camilo Santana, e ao ministro da Defesa, José Mucio, estudos que apontam a viabilidade técnica para instalação do novo campus do ITA Nordeste, cuja sede será em Fortaleza (CE).
Os ministros e o governador do Ceará, Elmano de Freita, além de autoridades locais, estiveram na a sede do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), em São José dos Campos (SP), na última terça-feira (5). A comitiva conheceu instalações do instituto e projetos desenvolvidos por estudantes.
Após a apresentação do relatório que aprovou a instalação do novo campus em Fortaleza, o ministro Camilo Santana afirmou que novos cursos deverão ser criados.
“Esse relatório orienta a viabilidade desse campus, com novos cursos que serão implementados. Esse é mais um passo importante para o ITA, que é orgulho de todos nós brasileiros e um dos cursos mais conceituados do mundo pela sua excelência não só na graduação, mas na pós-graduação, na pesquisa e na inovação”, afirmou.
Para Camilo Santana, é importante fazer um levantamento de previsão orçamentária das obras. “Já queremos transferir recursos este ano para iniciar as obras. Para mim é uma alegria como ministro, como cearense, ao lado do nosso governador, a gente está dando mais um passo para realizar isso. O caminho do País é através da educação, e o ITA é exemplo para todos nós. Que a gente possa, a partir de hoje, concretizar os próximos passos”, ressaltou.
Já o ministro da Defesa, José Múcio, disse que o projeto é um sonho do Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva.
“Hoje nós estamos dando mais um passo para consolidar um grande projeto, um grande sonho do governo Lula. Recebemos das mãos da comissão que preparou esse relatório, que diz sobre a possibilidade de executar esse projeto. Estamos muito felizes. Está de parabéns o Ceará, o Nordeste brasileiro e o Brasil também”, falou.
O governador do estado do Ceará, agradeceu ao MEC, ao Ministério da Defesa e a todo o Comando da Aeronáutica pela iniciativa. “Essa é uma grande conquista para o Nordeste e para o Norte brasileiro, de termos a excelência do ITA. Hoje eu saio ainda com mais orgulho de ser brasileiro, visitando as instalações do ITA e todo o trabalho que vem sendo realizado”, apontou.
ACORDO DE COOPERAÇÃO TÉCNICA
O MEC e o Ministério da Defesa celebraram o Acordo de Cooperação Técnica (ACT) MD/MEC nº 001/2023, para a elaboração de estudos preliminares que amparem a implantação de um campus avançado do ITA na Base Aérea de Fortaleza.
De acordo com o diagnóstico do Plano de Trabalho do ACT, a implantação do novo campus visa “ampliar a capacidade de desenvolvimento tecnológico e de educação de alto nível na região, adotando o ITA como referência”. A iniciativa é motivada em razão do “percentual de aprovações por estudantes de escolas cearenses, representando uma média aproximada de 40%”.
Luiz Augusto, estudante cearense que está dentro desses 40%, afirmou que era aluno de escola pública e disse que, quando chegou ao instituto, foi um pouco difícil a adaptação, mas que logo depois vieram os frutos. “É uma experiência enriquecedora estar aqui em um ambiente de alto nível, aprendendo bastante. Saber que existe um estudo para viabilizar o ITA no Ceará é muito bom, para trazer desenvolvimento e tecnologia para aquela região”, comentou.
Para o estudante João Pedro, um instituto como o ITA no Ceará poderá oferecer desenvolvimento intelectual e profissional, com iniciativas que devem ser preservadas na implantação da unidade. “A gente acredita muito no impacto do ITA no aspecto da educação. Para ter essa qualidade, algumas coisas devem ser estudadas aqui para serem levadas para lá”, falou.
O que é o Instituto Tecnológico de Aeronáutica?
O Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) é uma instituição universitária pública ligada ao Comando da Aeronáutica (Comaer), localizado no Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA). Criado em 1950, por inspiração do Marechal Casimiro Montenegro Filho e intensa cooperação internacional, o ITA é considerado um centro de referência no ensino de engenharia no Brasil.
Além de ser especializado nas áreas de ciência e tecnologia no Setor Aeroespacial, o instituto oferece cursos de graduação em Engenharia; pós-graduação stricto sensu em nível de mestrado, mestrado profissional e doutorado; e pós-graduação lato sensu de especialização e de extensão.