EXPERIÊNCIA

Treineiros do Enem: Estudantes se preparam para o exame antes mesmo de concluir o ensino médio; vale a pena?

Os participantes que ainda não concluíram o ensino médio podem participar como "treineiros", mas as notas não podem ser usadas como forma de ingresso ao ensino superior

Imagem do autor
Cadastrado por

Mirella Araújo

Publicado em 04/10/2023 às 14:01 | Atualizado em 04/10/2023 às 14:28
Notícia
X

As primeiras provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2023 serão aplicadas daqui a um mês, e a rotina de revisão de conteúdo, organização da estratégia de otimização de tempo e o preparo emocional, também tem feito parte dos chamados "treineiros" do Enem.

O Enem 2023 é voltado prioritariamente para estudantes que estejam no último ano do ensino médio que já tenham concluído essa fase. Os participantes que ainda não concluíram o ensino médio podem participar como “treineiros”, mas as notas não podem ser usadas como forma de ingresso ao ensino superior.

Vale lembrar que as regras para os inscritos como treineiros são as mesmas que os demais, a exceção da divulgação do resultado, que ocorre 60 dias após a dos candidatos regulares.  

A professora de Português da Escola Técnica Estadual (ETE) Dom Bosco, Nathaly Caldas Albuquerque, explica que o Enem é uma prova de perfil contextualizado, então os estudantes do ensino médio, independente de estarem no primeiro ou terceiro ano, sã provocados a discutirem em sala de aula, temas ligados as notícias e acontecimentos históricos.

"Nós também trabalhamos o lado da confiança, no aluno e no processo preparatório. A cada reinício de semestre trazemos palestras motivacionais e trabalhamos técnicas de leitura que deem agilidade na feitura da prova, que é muito mais uma prova de resistência emocional, psicológica e física do que intelectual, em si. Não é brincadeira passar cinco, seis horas em concentração total. O desgaste mental é muito pesado", explica a docente. 

E as dicas para a realização de uma boa prova vale para todos os alunos, treineiros ou não. "É importante ter tranquilidade, fazer a leitura de tudo que se passa na sociedade e ter atenção às aulas de humanas, que ajudam demais a contextualizar e conectar conteúdos. Exercícios de respiração e calma, afinal, essa é uma oportunidade de reconhecimento de território para a grande batalha que vem depois, a prova valendo", declarou Nathaly Albuquerque. 

O professor de matemática e coordenador do ensino médio do Colégio Saber Viver, Ricardo Berardo, ressalta que fazer o Enem como "teste" também pode ajudar os alunos que estão se preparando para o Sistema Seriado de Avaliação - 1ª fase (SSA 1) da Universidade de Pernambuco (UPE). 

Isso porque a estrutura da prova do SSA está cada vez mais semelhante ao que tem sido abordado no Exame Nacional, e também porque a 1º e a 2ª etapa do seriado é realizado depois do Enem, nos dias 11 e 12 de dezembro.

"Nós estamos orientando eles, e aí não só o ensino médio, mas os nonos anos também, a fazerem o Enem por experiência. Até pela questão da própria estrutura da prova e o tempo de realização, para eles irem se acostumando", disse o docente. 

Ricardo Berardo também explicou que é importante trabalhar não só a parte pedagógica, mas o lado emocional dos alunos para a experiência que eles vão ter daqui a dois anos, por exemplo. "Enem pesa um pouco nesse preparo emocional. Então  orientamos que em qualquer concurso que você faça, sempre tenha um tripé envolvido", disse. 

"E que tripé é esse? Que você tenha o conhecimento, ou seja, você tem que estar preparado para a prova que será feita. A estratégia, pois o candidato precisa estar ligado em como vai resolver a prova, e também o emocional", completou Berardo. 

EXPECTATIVA DOS ALUNOS

O aluno do Colégio Saber Viver, Francisco Estevão, de 16 anos, quer cursar Engenharia da Computação e vai fazer o Enem neste ano como treineiro para se acostumar com o ambiente diferente da escola. Ele afirmou que entende a importância da prova, mas que não sente pressão por obter um bom resultado nesse primeiro ano.

"Não sinto tanta pressão porque sei que vou fazer o Enem por experiência, então estou mais tranquilo. Acho que a pressão mesmo é mais para fazer o SSA 1, que é o que realmente vai estar valendo pra gente. Como o estilo de questão do SSA está cada vez mais se aproximando do Enem, acabo estudando questões das edições passadas dos dois modelos. O ritmo está bem puxado, e em sala de aula acabamos vendo muito dos dois", disse Francisco. 

Para a estudante Mariana Campos, de 15 anos, é importante  fazer o Enem como treineiro e recomenda para quem está no 1º e 2º ano do ensino médio. "Acho que o Enem pode me ajudar a fazer a prova do seriado. Também tem a questão do local, que não vai ser onde estudo normalmente, do tempo de prova e da dinâmica. Então além de você estar pronto para a prova, eu acho muito importante estar pronto para o que está em volta dessa prova", comentou Mariana, que deseja cursar Letras, e também é aluna do Saber Viver. 

Essa familiarização com as questões que caem no Enem, foi o que motivou a estudante do 1º ano do ETE Dom Bosco, Alice Lucena Cândido da Silva, de 16 anos, a se inscrever no exame neste ano. "No Enem, estou me cobrando mais na questão da redação, então estou me esforçando mais para tirar uma nota boa nessa parte. Porque, com relação as outras matérias, eu tenho focado mais para fazer o SSA 1", explicou. 

"Eu super recomendo que todos os estudantes possam fazer o Enem como treineiro para entender como é a rotina nestes dois dias. Tem muita gente que se confunde com detalhes, como por exemplo, a cor do caderno de prova, com os horários. Então indo como treneiro, podemos errar nessas coisas, mas corrigir e ficarmos mais atentos para quando a prova for para valer", incentivou Alice Lucena Cândido. 

 

Tags

Autor