EDUCAÇÃO

Lar de Clara pede ajuda de empresas para apadrinharem "sala de aula" para alunos da educação infantil

A instituição filantrópica mantém escolas com atividades lúdicas que vai da socialização de crianças até a profissionalização de adolescentes e jovens

Imagem do autor
Cadastrado por

Mirella Araújo

Publicado em 11/10/2023 às 16:32 | Atualizado em 11/10/2023 às 16:37
Notícia
X

Proporcionar o acesso a atividades escolares, socioeducacionais e profissionalizantes para cerca de 480 crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social, promovendo também o apoio às famílias e a comunidade, é a principal missão do Lar de Clara. Mas, a organização filantrópica, em funcionamento desde 2004, precisa da ajuda de parceiros para dar continuidade ao seu trabalho, e uma das formas de contribuir é a adoção de uma sala de aula.

O Lar de Clara possui três núcleos em funcionamento, sendo dois localizados no bairro de Piedade, em Jaboatão dos Guararapes, que trabalha com educação infantil e com cursos profissionalizantes e atividades para jovens e adolescentes. E o terceiro núcleo fica localizado no bairro de Pontezinha, no Cabo de Santo Agostinho, voltado para crianças de dois a 12 anos, com 11 salas de aula.

“Somos uma escola da educação infantil ao ensino fundamental 1, com oferta de reforço escolar e atividades extra-classe no contraturno. O aluno passa o dia com a gente e volta no fim do dia para casa. Então, além do material individual, também oferecemos 3 refeições diárias. Nossa grande dificuldade é encontrarmos padrinhos fixos, pessoas que se comprometam com o valor por um determinado período, para que essa demanda não fique desacobertada”, disse Célia Costa, da coordenação de mobilização de recursos da instituição.

Divulgação
O Lar de Clara é uma organização filantrópica, em funcionamento desde 2004 - em Piedade e Pontezinha, que atende cerca de 480 crianças e adolescentes que precisam da ajuda de parceiros - Divulgação

APADRINHAMENTO DE UMA SALA DE AULA

Ao apadrinhar uma sala de aula com o pagamento de um valor mensal, a empresa parceira estará garantindo o pagamento do salário dos profissionais que atuam naquela turma. E nos casos de contribuição acima do valor mensal, o dinheiro é investido em melhorias na alimentação e nos materiais didáticos oferecidos pela organização.

“Como somos uma instituição filantrópica, vivemos de doações e desses apadrinhamentos para manter as escolas. A partir do momento que temos todas as salas adotadas, a gente consegue dar encaminhamento para todas as ações que a gente desenvolve, como as ações pedagógicas, de assistência social às famílias e comunidade. Então, tendo o apadrinhamento, a gente consegue realizar as ações programadas para que as crianças tenham acesso a acompanhamento integral”, explicou Elisângela Xavier, diretora da Escola Lar de Clara de Pontezinha.

Atualmente o Lar de Clara conta com cerca de quatro empresas parceiras que participam do apadrinhamento da sala de aula. Uma delas é a Monte Rodovias, empresa que atua em Pernambuco desde 2021 como gestora das Concessionárias Rota dos Coqueiros e Rota do Atlântico, e que passou a apoiar o Lar de Clara neste ano.

“Atualmente nós apadrinhamos uma sala de aula, proporcionando uma melhor qualidade de trabalho aos educadores e auxiliares durante todo o ano. Essa é uma forma de transformamos a realidade de uma parte importante da nossa sociedade, através da educação que irá refletir positivamente nas famílias das comunidades onde estamos presentes”, conta Rafaela Elaine, presidente das Operações da Monte em Pernambuco.

No último mês, foram realizados serviços de manutenção no prédio do Lar de Clara como a substituição da caixa d’água e tubulação, serviço de capinação no terreno, poda de árvore e manutenção do telhado.

Além do apadrinhamento da sala de aula, com R$120/mês, também é possível apadrinhar uma criança atendida pela instituição. Ao contribuir com esse valor, o Lar consegue atender todas as necessidades básicas de higiene pessoal, fardamento, material escolar, entre outros, de pelo menos uma criança.

“Quando a gente consegue desenvolver o nosso trabalho, colocar à frente essa nossa missão, nós estamos ajudando essas crianças a estarem na escola tendo uma educação de qualidade e em tempo integral. Isso favorece as famílias, porque como trabalhamos com crianças em vulnerabilidade social a gente tem famílias carentes que precisam trabalhar, mas nos municípios onde estão inseridas, as crianças não conseguem ficar o dia todo na escola”, afirmou diretora da Escola Lar de Clara de Pontezinha.

Outra necessidade atual do Lar de Clara, é com o voluntariado de profissionais autônomos, que possam oferecer atendimento complementar, como: dentistas, oftalmologistas, pediatras, músicos, professor de dança, por exemplo. Célia Costa conta que já teve a participação frequente deles, mas agora só estão com uma nutricionista, que auxilia no cardápio e na pesagem das crianças.

Por falar em comida, é na cozinha do Lar de Clara que são feitas as refeições e onde também são selecionados os alimentos que eles levam todas as sextas pra casa, para garantir mesa cheia nos finais de semana. O local, segundo Célia, carece de uma reforma na parte física e no mobiliário.

Os interessados em ajudar o Lar de Clara, podem fazer uma visita ao local, ou entrar em contato pelo telefone: (81) 3479.4081 e (81) 98873.1460. O Núcleo Infantil e Administrativo fica localizado na Rua 
Rua da Matriz, s/n, em Pontezinha, no Cabo de Santo Agostinho

Tags

Autor