Colégio de Aplicação da UFPE lidera ranking das escolas com maiores notas do Enem 2022. veja lista
Os dados são do Inep e fazem parte da pesquisa "Análise da evolução e disparidades nas notas do Enem", promovida pela edtech AIO Educação
O Colégio de Aplicação (CaP) da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) está entre as 50 escolas com maiores notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2022. Os dados são do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) e fazem parte da pesquisa “Análise da evolução e disparidades nas notas do Enem”, promovida pela edtech AIO Educação.
No ranking nacional o Colégio de Aplicação está em 26º lugar, com a média de 711,10 pontos. Já no recorte feito por estado, a unidade de ensino lidera a lista das dez escolas que tiveram os melhores desempenhos no Enem 2022, em Pernambuco. Em segundo lugar está a Escola de Aplicação do Recife da Universidade de Pernambuco (UPE), com 707,35 pontos. Os demais colocados são da rede privada de ensino.
Os dados de desempenho do Enem por escola, foram obtidos com exclusividade pelo jornal O Globo e divulgados nesta segunda-feira (16). Eles foram retirados em sala segura do Serviço de Acesso a Dados Protegidos (Sedap) do Inep, entre 31 de julho e 3 de agosto deste ano.
CENÁRIOS OBSERVADOS
Uma das observações apontadas pelo estudo, que foi conduzido pelos pesquisadores Paulo Vivas, Murilo Vasconcelos e Mateus Prado, é que as quatro escolas públicas entre as 50 instituições de ensino que obtiveram as maiores notas, possuem algum tipo de mecanismo para selecionar os melhores estudantes específicos em uma vaga.
O Colégio Aplicação da UFPE, anunciou no mês passado, que a forma de ingresso no colégio passa a ser o sorteio público em definitivo, não sendo mais adotado o modelo de prova de seleção como era aplicado até 2019.
A decisão, no entanto, gerou polêmica entre os pais e responsáveis, mas o CAP afirmou que "o sorteio democratiza o acesso ao colégio, garantindo as mesmas oportunidades aos diferentes estratos sociais".
No caso da Escola de Aplicação do Recife da UPE, o processo de ingresso permanece sendo feito por meio de prova, que neste ano será realizada no dia 2 de novembro de 2023.
Em entrevista ao Globo, Murilo Vasconcelos, CEO da AIO, afirmou que trazer esses dados à tona após três anos sem serem divulgados, é uma forma de contribuir para o aprimoramento das políticas do ensino médio que "exibem resultados ainda muito insatisfatórios".
O levantamento mostra que a diferença entre as escolas públicas e privadas na prova objetiva do Enem foi de 67 pontos em 2022. No entanto, na avaliação da redação, essa distância salta para 182 pontos de diferença.
Confira o ranking a média das dez escolas de Pernambuco com melhor desempenho no Enem 2022