RUMO AO FUTURO

ENEM 2023: Como fazer uma boa redação? Confira dicas da professora Fernanda Bérgamo

Nesta reta final, revisar gramática e acompanhar as notícias do Brasil e do Mundo contribuem para um bom desempenho na redação

Imagem do autor
Cadastrado por

Sharon Baptista

Publicado em 03/11/2023 às 20:42
Patrocinada
X

"Como iniciar uma redação?" essa é uma das principais dúvidas dos estudantes quando vão prestar vestibular, por exemplo. 

Os estudantes do Ensino Médio, que buscam uma vaga para o ensino superior, estão bem próximos de encarar um grande desafio: o Enem 2023, que contempla uma verdadeira maratona de provas com 180 questões e uma redação de até 30 linhas

Entre as habilidades avaliadas pelos corretores durante a análise da redação, está uma das mais temidas: o repertório.

A nota atribuída à redação pelos avaliadores desempenha um papel crucial na nota final de vestibulares e provas nacionais.

Dicas de Redação

Divulgação
A professora de redação Fernanda Bérgamo afirma que também é importante os candidatos lerem a Cartilha de Redação do Enem 2023 - Divulgação

Às vésperas das provas do Enem, a professora do Colégio Saber Viver Fernanda Bérgamo comenta sobre a redação deste ano. As provas serão aplicadas nos dias 5 e 12 de novembro.

Fernanda Bérgamo, professora de português e redação há mais de 30 anos, é especialista em preparar os alunos tanto para o Enem, como para vestibulares e concursos. Há poucos dias da prova, a especialista dá dicas importantes para os estudantes;

É importantíssimo que o estudante esteja atualizado, já que o tema da redação é uma questão social, atual e sobre a qual eles precisam ter informações para emitir não só uma opinião mas saber defender o seu ponto de vista”, afirma Bérgamo.

  • Produza um redação por semana
  • Não abra mão do rascunho
  • Marque o tempo da sua produção
  • Mantenha-se informado

Para fazer uma boa redação, é importante ler e interpretar a proposta, ler os textos motivadores, planejar o texto, fazer o rascunho, revisar e finalizar.

A redação do Enem tem as suas particularidades e, dentro do gênero dissertativo-argumentativo, segue cinco critérios de avaliação. Na produção textual, responder as perguntas: quem? (o agente da ação), o quê? (qual a ação), como? (meios) e para quê ? (solução), podem resultar numa boa correção.

Como começar a redação

Passo 1 - Entenda o tema: Leia os textos motivadores, entenda o enunciado, busque temas correlatos e não deixe de registrar tudo no rascunho. 

Passo 2 - Estruture: Com o tema definido e opinião formada sobre ele, anote as ideias-chave para aprová-la.

Passo 3 - Faça a introdução: Na introdução, apresente o tema e a lógica da narrativa, citando os fatos, ideias e qual problema que será resolvido. 

Passo 4 - Use bons argumentos: Fundamente os argumentos em instituições, referências de livros, filmes, personalidades, dados oficiais de órgãos com credibilidade e afins.

Passo 5 - Conclusão: Como o nome já diz, hora de amarrar os argumentos mencionados e chegar a uma conclusão que traga alguma solução para o problema apresentado.

Redação Nota 1.000

O Colégio Saber Viver, em parceria com a professora Fernanda Bérgamo, promoveu um super aulão, 'Redação Nota Mil', para alunos e não alunos, revisarem conteúdos importantes sobre redação. O aulão aconteceu no último dia 31, na livraria Jaqueira, no Recife Antigo.

Os estudantes do Ensino Médio no Colégio Saber Viver participaram do aulão Redação Nota 1.000 e ainda ganharam um sorteio de ingressos para o cinema.

A estudante Yasmin Menezes foi a ganhadora de um Kindle, leitor de livros digital, excelente ferramenta leitura que vai ajudar muito nas atividades escolares e pessoais.

Neste período Pré-Enem é recomendado que os estudantes diminuam o ritmo de estudos, tentem descansar e aproveitem momentos de lazer com a família e amigos

Divulgação/Colégio Saber Viver
Fernanda Bérgamo ao lado da estudante Júlia Brilhante e Ricardo Berardo, coordenador pedagógico do Ensino Médio no Colégio Saber Viver. - Divulgação/Colégio Saber Viver
Divulgação/Colégio Saber Viver
Fernanda Bérgamo ao lado do estudante Pedro Henrique e Ricardo Berardo, coordenador pedagógico do Ensino Médio no Colégio Saber Viver. - Divulgação/Colégio Saber Viver
Divulgação/Colégio Saber Viver
Fernanda Bérgamo ao lado do estudante Arthur Swenson e Ricardo Berardo, coordenador pedagógico do Ensino Médio no Colégio Saber Viver. - Divulgação/Colégio Saber Viver
Divulgação/Colégio Saber Viver
Fernanda Bérgamo ao lado da estudante Yasmin Menezes e Ricardo Berardo, coordenador pedagógico do Ensino Médio no Colégio Saber Viver. - Divulgação/Colégio Saber Viver

10 últimos temas da redação do Enem

  • 2022 "Desafios para a valorização de comunidades e povos tradicionais no Brasil"
  • 2021 "Invisibilidade e registro civil: garantia de acesso à cidadania no Brasil" (tema do Enem impresso e digital)
  • 2020 "O estigma associado às doenças mentais na sociedade brasileira" (tema do Enem impresso)
  • 2020 "O desafio de reduzir as desigualdades entre as regiões do Brasil" (tema do Enem digital)
  • 2019 "Democratização do acesso ao cinema no Brasil"
  • 2018 "Manipulação do comportamento do usuário pelo controle de dados na Internet"
  • 2017 "Desafios para a formação educacional de surdos no Brasil"
  • 2016 "Caminhos para combater a intolerância religiosa no Brasil"
  • 2016 "Caminhos para combater o racismo no Brasil - 2° Aplicação
  • 2015 "A persistência da violência contra a mulher na sociedade brasileira"
  • 2014 "Publicidade infantil em questão no Brasil"
  • 2013 "Efeitos da implantação da Lei Seca no Brasil"

Educação para toda a vida

Jailton JR./JC Imagem
No Colégio Saber Viver, que tem uma metodologia de educação para toda a vida, a partir de 2024, a instituição terá turmas do 1° e 2° ano do ensino médio. - Jailton JR./JC Imagem

O Colégio Saber Viver conta com uma equipe inspiradora de professores como Darlan Coutinho, Matemática, Everaldo Chaves, História, Marília Menezes, Língua Portuguesa e aulões com o método Fernanda Bérgamo para preparar os jovens para os desafios que estão por vir.

Desde a educação infantil, o Colégio Saber Viver trabalha com a perspectiva de contextualização e aplicabilidade de conhecimentos. Os estudantes participam de mostras de conhecimentos e produzem artigos científicos e documentos dentro da perspectiva de temáticas cotidianas até as mais diversas.

Com a criação da primeira turma do Ensino Médio, o Colégio seguiu uma metodologia de preparação contínua e sistemática. Ao longo do ano, aprenderam, com o método Bérgamo de Redação, a produzir um texto vencedor e competitivo.

Tudo isso para que, ao final do ensino médio, no Enem, ele faça a melhor redação da vida dele e conquiste a tão sonhada vaga.

Esse candidato já conhece a prova, e por isso, tem as melhores chances de ser bem sucedido desta vez. Acreditar na sua preparação, acreditar em você mesmo e ir em busca desse sonho por que educação tem que ser o início e o meio para a gente conseguir um fim melhor”, diz a professora Fernanda Bérgamo.

 

Tags

Autor