Núcleo de "Identidades e Memórias" da UFPE realiza seminário para divulgar resultados de pesquisas
O evento ocorrerá no Auditório da Adufepe, na UFPE, sendo gratuito e aberto ao público
O Núcleo de Pesquisas “Identidades e Memórias”, do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), realiza nesta quinta-feira (30), das 13h30 às 17h, um seminário com mestrandos e doutorandos para apresentar as pesquisas do grupo. O evento ocorrerá no Auditório da Adufepe, na UFPE, sendo gratuito e aberto ao público.
Segundo o professor José Luis Simões, “o seminário será um momento importante para conhecer as diversas pesquisas desenvolvidas pelos estudantes de mestrado e doutorado do nosso núcleo de investigação. Além disso, oportunidade de intercâmbio entre pesquisadores e momento de divulgar os resultados das pesquisas realizadas pelo núcleo de Identidades e memórias".
O docente também destaca a importância de estimular a produção de pesquisas relacionadas à constituição de identidades, memórias e desigualdades sociais, apresentando aos estudantes novas possibilidades de abordar temas caros para humanidade.
"O principal desafio é fazer pesquisa com profundidade teórica, rigor metodológico e o maior desprendimento ideológico possível. A pesquisa científica no campo das humaniades não tem neutralidade política, mas a busca da verdade deve ser a meta do cientista social, o engajamento ideológico sempre existirá, mas não pode corromper o achado teórico e a análise do cientista", afirmou o professor José Luis.
Confira a programação completa do seminário:
13:30h - Abertura: Professores Edilson Fernandes e José Luis Simões/PPGE/UFPE
Bloco 1 - mediação: Edilson Fernandes
14h - Tulane Sousa: Bilhar Acadêmico: Psicossociogênese das Tensões Étnico-Raciais em Educação no Brasil (2000-2022).
14:10h - Josefa Rita de Cássia: O canoeiro que habita em mim: Narrativas de Uma Educadora na Travessia do Rio Pajeú pelo o Chão da Escola à Universidade Federal.
14:20h -Maria de Fátima Moura: Dona Creuza: fonte de inspiração política e educacional no Sertão de Pernambuco.
14:30h - Gina Guimarães: Histórias de vida, os saberes e a ressignificação da autoimagem de indivíduos-brincantes de afoxés de Olinda e Recife.
14:40 às 15h - debate/questões do auditório
Bloco 2- mediação: José Luis
15h - Catarina da Silva Souza: A felicidade na história dos egressos da primeira universidade do programa de reestruturação e expansão das universidades federais (Reuni) do Brasil (2005 – 2010).
15:10h - Fátima Cristina Bento: História de uma mulher negra: a educação na ciranda de Lia de Itamaracá.
15:20h - Júlio Ricardo de Barros: Professor Antônio Maria Moreira Cardoso Júnior: Da biografia de um homem à pedagogia de um mestre.
15:30h - Rita Cláudia Batista: Entre Mafra e Campinas: a trajetória intelectual de Carmen Lúcia Soares.
15:40h às 16h - debate/questões do auditório
Bloco 3 - mediação: Edilson Fernandes
16h - Charles Martins: Histórias de vidas de estudantes pernambucanos sobre as experiência de mobilidade acadêmica internacional, do Programa Ganhe o Mundo (2012-2020), da Rede Pública de Ensino.
16:10h - Alessandra de Lima: As vozes negras dos jovens da Escola de Referência Dom Sebastião Leme: Visibilidade como forma de protagonismo juvenil.
16:20h - Juliana Teodósio: Histórias e memórias dos estudantes egressos da Escola Técnica Professor Lucilo Ávila Pessoa: seus trajetos e perspectivas de felicidade.
16:30h - Fabíola Cristina: Biografia de Nascimento do Passo: Os saberes e a trajetória educacional de um autodidata (1936-2009)
16:40h às 17h - debate/questões do auditório
17h às 17:30h - Encerramento com a mensagem dos orientadores