UFPE no Sisu 2024: Saiba quantas vagas e quais são os pesos e notas mínimas
Veja detalhes do Processo Seletivo UFPE Sisu 2024
Estudantes estão ansiosos para se inscrever no Sistema de Seleção Unificada (Sisu), que terá apenas uma edição a partir de 2024. Entre as instituições de destaque, está a Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).
Entenda como é feito o cálculo da nota do Enem
Vagas da UFPE no Sisu
A UFPE anunciou que ofertará 7.012 vagas em 105 cursos presenciais de graduação nos campi Recife, Caruaru e Vitória no Processo Seletivo através do Sisu 2024. O quantitativo é o mesmo da edição deste ano.
Do total de vagas, 5.522 serão para o Campus Recife; 1.060 para o Centro Acadêmico do Agreste (CAA), em Caruaru; e 430 vagas para o Centro Acadêmico de Vitória (CAV), em Vitória de Santo Antão.
Metade das vagas será reservada para o sistema de cotas. Será assegurada a reserva de, no mínimo, uma vaga por curso aos candidatos de escola pública autodeclarados pretos, pardos e indígenas e às pessoas com deficiência (PcD).
Cursos da UFPE que não estarão no Sisu 2024
Os cursos que não participarão do Processo Seletivo UFPE Sisu 2024 são os presenciais de Música/Canto – bacharelado, Música/Instrumento – bacharelado, Música/licenciatura, Dança/licenciatura, Intercultural Indígena/licenciatura e Letras-Língua Brasileira de Sinais Libras/licenciatura, que serão regidos por resolução específica.
Novidades do Processo Seletivo UFPE Sisu 2024
A UFPE também informou que a Área Básica de Ingresso (ABI) Engenharias, forma de entrada unificada em 11 cursos de Engenharia do Centro de Tecnologia e Geociências (CTG) no Campus Recife, não será ofertada no Sisu 2024.
Dessa forma, os cursos que faziam parte desse grupo apresentarão suas vagas de forma específica aos candidatos, como uma opção direta, da mesma maneira que é feita pelos demais cursos da UFPE no momento da escolha no Sisu.
Pesos e notas mínimas da UFPE
Para ingressar na UFPE pelo Enem 2023, a nota final será calculada pela média ponderada das notas das provas objetivas e da redação. Os pesos de cada prova são definidos pela universidade.
Para cada curso da UFPE, os candidatos serão classificados em ordem decrescente da nota final do Sisu 2024. Serão eliminados os candidatos que obtiverem nota inferior à pontuação mínima em qualquer prova.
Inclusão regional da UFPE
A UFPE reafirmou o Argumento de Inclusão Regional para todos os cursos presenciais dos campi Vitória e Caruaru, bem como para o curso de Medicina do Campus Recife. A iniciativa visa estimular o ingresso de estudantes que cursaram o Ensino Médio em Pernambuco.
- acréscimo de 10% à nota final do Enem para os candidatos aos cursos de Vitória e Caruaru que tenham cursado e concluído todo o Ensino Médio em escolas regulares e presenciais localizadas nas mesorregiões do Agreste e Zona da Mata pernambucanos;
- acréscimo de 5% para os candidatos ao curso de Medicina do Campus Recife que tenham cursado e concluído todo o Ensino Médio em escolas regulares e presenciais em Pernambuco e para os candidatos aos cursos de Vitória e Caruaru que tenham cursado e concluído, no mínimo, 2/3 do Ensino Médio em escolas regulares e presenciais das mesorregiões da Zona da Mata e do Agreste pernambucanos;
- e o acréscimo de 3% para os candidatos ao curso de Medicina do Campus Recife que tenham cursado, pelo menos, 2/3 do Ensino Médio em escolas regulares e presenciais do Estado.
O acréscimo terá efeito apenas classificatório, não sendo levado em conta na análise do atendimento de eventuais critérios eliminatórios. Os candidatos que forem possíveis beneficiários tanto do Argumento de Inclusão Regional como do Sistema de Cotas deverão optar, no ato da inscrição, por uma das ações afirmativas, não sendo permitida a aplicação cumulativa.
Cronograma Sisu 2024
- Inscrições: de 22 a 25 de janeiro de 2024
- Resultados da 1ª chamada: 30 de janeiro de 2024
- Matrículas: 1º a 7 de fevereiro de 2024
- Participação na lista de espera: candidatos devem manifestar interesse entre 30 de janeiro e 7 de fevereiro de 2024
Vale destacar que as datas dos resultados da fila de espera serão definidas por cada universidade.
Com informações do JC