FURTO

Polícia investiga furto de mais de 150 notebooks da Secretaria de Educação

O Sindicato dos Professores Municipais do Paulista (SINPROP) cobra esclarecimentos sobre ação criminosa

Imagem do autor
Cadastrado por

JC

Publicado em 30/01/2024 às 16:23 | Atualizado em 30/01/2024 às 16:28
Notícia
X

A Polícia Civil de Pernambuco (PCPE) está investigando o furto de mais de 150 notebooks, que estavam armazenados no prédio da Secretaria Municipal de Educação de Paulista, no Grande Recife. Segundo a polícia, a ocorrência foi registrada no dia 23 de janeiro, por meio da Delegacia da 28ª Circunscrição. 

Por nota, a secretária de Educação, Kátia Clemente, explicou que após tomar ciência do furto dos equipamentos, foi registrado um boletim de ocorrência para que o caso seja elucidado.

"No dia seguinte (24), a Educação convocou uma reunião com todos os professores da Rede Municipal, e estes foram informados sobre o crime. No dia 25, a secretária de Educação se reuniu com representantes do Sindicato dos Professores do Município do Paulista, quando estes tiveram todas as dúvidas esclarecidas na ocasião", disse a gestora.

A Policia Civil informou que, segundo relatos, teriam sido furtados 152 notebooks. No entanto, a Prefeitura de Paulista atualizou esse número para 157 equipamentos desparecidos

Os notebooks, adquiridos em 2023, são destinados aos professores da rede municipal. Segundo a prefeitura, a maioria deles já receberam os equipamentos, e os que foram furtados seriam cedidos aos profissionais que estavam cedidos a outros órgãos públicos. 

"Os professores que ainda não receberam seus notebooks devem ficar tranquilos, pois a Secretaria de Educação dispõe de quantidade suficiente para que eles também sejam contemplados com o equipamento voltado para o desempenho de suas atividades pedagógicas", informou a Secretaria de Educação. 

SINDICATO COBRA ESCLARECIMENTOS

O Sindicato dos Professores Municipais do Paulista (SINPROP) afirmou que a ação criminosa representa um prejuízo financeiro de aproximadamente 500 mil reais, o que poderia comprometer não apenas os recursos públicos, mas também o processo educacional na região.

Segundo o SINPROP, desde abril de 2023, os equipamentos estariam desaparecendo da sede da Secretaria de Educação. "Um agravante da situação é que o local não possui câmeras de segurança, dificultando a identificação dos responsáveis por esse ato criminoso" declarou o sindicato. 

"É inadmissível que a educação do Paulista seja prejudicada dessa forma. Como podemos aceitar que 157 notebooks simplesmente desapareçam da Secretaria de Educação? Esta situação é alarmante, urgente e vergonhosa para Paulista , a educação foi roubada, exigimos uma solução imediata”, disse Gilberto Sabino, presidente do SINPROP. 

Sobre a segurança do prédio, localizada no centro do município, a Secretaria de Educação explicou que ela é feita através de empresa terceirizada e guardas municipais. Com relação aos questionamentos feitos pelo sindicato, a secretária de Educação Kátia Clemente disse que todos os esclarecimentos foram prestados. 

"Somente após esse encontro, o Sindicato voltou à SEPA e protocolou ofício cobrando por explicações que já haviam sido dadas anteriormente. Além disso, o fato também foi comunicado ao Ministério Público de Pernambuco (MPPE), ao Gabinete do Prefeito e à Secretaria de Administração do município", afirmou a titular da pasta. 

Tags

Autor