SISU 2024

Sisu 2024: resultado da primeira chamada é divulgado; veja como conferir

Os selecionados na chamada regular do Sisu 2024 deverão realizar matrícula ou registro acadêmico na instituição na qual forem admitidos no período de 1º a 7 de fevereiro

Imagem do autor
Cadastrado por

Mirella Araújo

Publicado em 30/01/2024 às 15:09 | Atualizado em 30/01/2024 às 19:28
Notícia
X

O resultado da primeira chamada processo seletivo 2024 do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) está disponível para consulta a partir desta terça-feira (30). Este ano foram ofertadas 264.360 vagas, distribuídas entre as 127 instituições de educação superior participantes do programa. 

A consulta pode ser feita pelo Portal Único de Acesso ao Ensino Superior, no entanto, diversos candidatos têm relatado dificuldades acessar o site e visualizar a classificação. Mais cedo, o resultado chegou a ser publicado, mas logo em seguida foi retirado do ar.

A coluna Enem e Educação, deste JC, entrou em contato com Ministério da Educação (MEC) e foi informada que a previsão é de que os resultados estejam disponíveis até às 18h30. Ao consultarem o Portal, os candidatos já podem conferir o informe com o horário disponibilizado pelo órgão. 

Nesta edição, os cinco cursos mais concorridos são: Medicina (298.316 inscrições); Direito (157.364 inscrições); Administração (118.883); Psicologia (103.336 inscrições); e Enfermagem (99.768 inscrições). 

Diferentemente dos anos anteriores, a lista de espera poderá ser utilizada durante todo o ano pelas instituições de educação superior participantes, para preenchimento das vagas eventualmente não ocupadas na chamada regular.

O candidato que não for selecionado na chamada regular do Sisu 2024 poderá manifestar interesse em participar da lista de espera, no período de 30 de janeiro a 7 de fevereiro, pelo Portal Único de Acesso ao Ensino Superior. Já as matriculas para os aprovados terão início nesta quinta-feira (1º).

SELEÇÃO DOS ESTUDANTES

É pelo Sisu que é feita a seleção dos estudantes para as vagas ofertadas por instituições públicas de ensino superior de todo país, tendo por base a nota obtida no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). A lista considera o limite da oferta das vagas por curso e modalidade de concorrência, de acordo com as escolhas dos candidatos inscritos e o perfil socioeconômico para Lei de Cotas. 

O resultado divulgado nesta terça-feira servirá para vagas em cursos com início das aulas previsto para o primeiro e o segundo semestres deste ano. 

MATRÍCULA

Os selecionados na chamada regular do Sisu 2024 deverão realizar matrícula ou registro acadêmico na instituição na qual forem admitidos no período de 1º a 7 de fevereiro. O MEC reforça que cabe ao candidato observar as condições, os procedimentos e os documentos para a matrícula, bem como se atentar para os dias, horários e locais de atendimento definidos por cada instituição, em edital próprio. 

*Com informações da Agência Brasil

Tags

Autor