SISU 2024

Após adiamento, ministro da Educação afirma que o resultado definitivo do Sisu será divulgado na tarde desta quarta-feira (31)

A divulgação do resultado dos selecionados na primeira chamada do processo seletivo de 2024 do Sisu estava prevista para ocorrer nessa terça-feira (30)

Imagem do autor
Cadastrado por

Mirella Araújo

Publicado em 31/01/2024 às 8:39 | Atualizado em 31/01/2024 às 9:47
Notícia
X

O ministro da Educação, Camilo Santana, afirmou, na manhã desta quarta-feira (31), que os resultados definitivos do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) 2024 deverão ser divulgados no início desta tarde.

"Primeiro quero dizer a todos que fiquem tranquilos. Houve um problema técnico no sistema, a equipe de T.I do ministério solicitou algumas horas para solucionar os problemas. A previsão é de que agora, no início da tarde, o resultado possa estar sendo divulgado", declarou Santana, que participa do programa "Bom Dia, Ministro", do governo federal. 

"Nós fizemos um esforço para antecipar bem tanto o Enem quanto o Sisu, se comparado com o ano passado. Então agora à tarde a expectativa é de que já possam ser divulgados os resultados do Sisu para todos os nossos jovens que serão os futuros universitários do Brasil", completou.

A divulgação do resultado dos selecionados na primeira chamada do processo seletivo de 2024 do Sisu estava prevista para ocorrer nessa terça-feira (30), no entanto, ao longo do dia, diversos candidatos relataram problemas para acessar o Portal Único de Acesso ao Ensino Superior.  O resultado, inclusive, chegou a ser publicado, mas em seguida foi retirado do ar. 

Nas redes sociais, não faltaram críticas dos estudantes que passaram o dia aguardando uma comunicação oficial do órgão. Também surgiram diversas dúvidas entre aqueles que tinham conseguido acessar o Portal de Acesso Único ao Ensino Superior e visualizaram a classificação. Eles questionam se o resultado divulgado estaria mesmo correto ou houve erro no sistema. 

A coluna Enem e Educação entrou em contato com o Ministério da Educação (MEC) e foi informada apenas de que não havia dificuldades de acesso, o que estava ocorrendo era que os resultados ainda não estavam disponíveis e que seriam liberados até às 18h30. No entanto, isso não ocorreu e, às 20h15, o ministério publicou em seu site oficial uma nota informando o adiamento.  

"A Subsecretaria de Tecnologia da Informação e Comunicação do Ministério da Educação (MEC), área responsável pela operacionalização do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), identificou problemas técnicos no sistema e reiniciou os protocolos de homologação, adiando a divulgação dos resultados definitivos do Sisu 2024 para esta quarta-feira, 31 de janeiro, em horário a ser informado", finalizou o comunicado sem dar mais detalhes. 

SISU 2024

O Sistema de Seleção Unificada reúne as vagas ofertadas por instituições públicas de ensino superior de todo o Brasil que participam do processo seletivo vigente, sendo a maioria delas oferecida por instituições federais (universidades e institutos).

Este ano foram ofertadas 264.360 vagas, distribuídas entre as 127 instituições de educação superior participantes do programa. Nesta edição, os cinco cursos mais concorridos são: Medicina (298.316 inscrições); Direito (157.364 inscrições); Administração (118.883); Psicologia (103.336 inscrições); e Enfermagem (99.768 inscrições).

O candidato que não for selecionado na chamada regular poderá manifestar interesse em participar da lista de espera, no período de 30 de janeiro a 7 de fevereiro, pelo Portal Único de Acesso ao Ensino Superior.

Em 2024, a lista de espera poderá ser utilizada durante todo o ano pelas instituições públicas de educação superior participantes, para preenchimento das vagas eventualmente não ocupadas na chamada regular.

Os procedimentos para preenchimento das vagas serão definidos em edital próprio de cada instituição participante, de acordo com a Portaria Normativa MEC n.21, de 2012, ressalvado o disposto no art. 2º do Decreto n.11.781, de 14 de novembro de 2023, e no art. 3º da Portaria MEC n.2.027, de 16 de novembro de 2023.


Tags

Autor