TECNOLOGIA

Em Jaboatão, jovens apresentam projetos inovadores em Feira de Robótica

A programalão educativa da Feira de Robótica conta com oficinas gratuitas e competições entre robôs que vão acontecer na arena montada no espaço

Imagem do autor
Cadastrado por

Mirella Araújo

Publicado em 09/02/2024 às 16:28
Notícia
X

Um sensor desenvolvido para pessoas com deficiência visual, instalado numa pochete para sinalizar quando um obstáculo está próximo, é apenas um dos sete protótipos criados por jovens integrantes do Instituto Shopping Guararapes e que estará em exposição na Feira de Robótica promovida em parceria com a Softex - associação sem fins lucrativos de empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC).

O evento é gratuito e será realizado nos dias 15 e 16 de fevereiro, das 10h30 até às 19h, na Praça de Eventos do Shopping Guararapes, localizado no bairro de Piedade, em Jaboatão dos Guararapes. 

 A programação educativa conta com oficinas gratuitas, o manuseio da impressora 3D e competições entre robôs que vão acontecer na arena montada no espaço.

PROTÓTIPOS EM EXPOSIÇÃO

Durante a feira, os alunos do Instituto apresentarão sete protótipos dos projetos inovadores que foram desenvolvidos por eles no curso de Robótica, concluído em dezembro passado. Alguns dos projetos são a "Lixeira Inteligente" e o "Sensor para pessoas com deficiência visual".

A lixeira inteligente é equipada com sensores que monitoram o nível de lixo e alerta quando estiver saturada, já o sensor  tem como objetivo facilitar a mobilidade e a segurança das pessoas com deficiência visual. 

Flávia Souza, coordenadora do Instituto, expressou a importância da iniciativa, afirmando: "Esta feira não apenas oferece uma plataforma para os jovens demonstrarem suas habilidades e criatividade que ficaram em evidência durante o curso, mas também desempenha um papel fundamental ao despertar o interesse e estimular desde cedo, o interesse pela tecnologia."

Entre os projetos desenvolvidos pelos jovens alunos, destaca-se ainda o "Sensor de CO2", que monitora as emissões de dióxido de carbono (CO2) em estacionamentos. O CO2 é um gás nocivo ao ser humano, podendo em excesso, ser letal.

Sendo assim, o produto age como um dispositivo que ao detectar o excesso do CO2, ativa um alarme disparando um exaustor que irá fazer a retirada do gás do local. Essa aplicação tecnológica também protege a saúde das pessoas.

SOBRE O INSTITUTO SHOPPING GUARARAPES

O Instituto Shopping Guararapes, fundado em 2004, e tem realizado programas educacionais e culturais, voltado para  crianças, adolescentes e jovens de Jaboatão dos Guararapes, oferecendo oportunidades de desenvolvimento pessoal e profissional.

Segundo o Instituto, os trabalhos realizados há 19 anos já impactaram a vida de mais de 6.000 pessoas, proporcionando acesso à arte, à cultura, à educação ambiental e à formação profissional, tudo isso em um ambiente sem fins lucrativos.

Tags

Autor