REDE MUNICIPAL

Prefeitura do Recife anuncia expansão de escolas em Tempo Integral

Com a ampliação, Rede Municipal de Ensino do Recife contará com 50% das escolas de anos finais do ensino fundamental nesta modalidade, ofertando mais de 1 mil novas vagas

Imagem do autor
Cadastrado por

Mirella Araújo

Publicado em 22/02/2024 às 15:28
Notícia
X

A Prefeitura do Recife formalizou, nesta quinta-feira (22), a expansão de escolas do Ensino Fundamental Anos Finais em tempo integral da Rede Municipal de Ensino. Com a implementação de seis novas unidades, para o ano letivo de 2024, a rede do Recife passa a contar com 21 escolas em tempo integral, o que representa 50% das unidades dessa etapa de ensino, ofertando mais de 1 mil novas vagas para a comunidade escolar.

As novas escolas contemplam diferentes Regiões Políticos Administrativas (RPAs) da capital pernambucana e estão distribuídas da seguinte forma: Escola Municipal André de Melo, na Estância; Escola Municipal Professor Antônio de Brito Alves, na Mustardinha; Escola Municipal Antônio Farias Filho, em San Martin; Escola Municipal Arraial Novo do Bom Jesus, nos Torrões, Escola Municipal da Iputinga, na Iputinga; e Escola Municipal Mário Melo, em Campo Grande.

A Rede Municipal de Ensino do Recife contabiliza 42 escolas de Ensino Fundamental Anos Finais. O montante de vagas geradas com as seis unidades anunciadas - 1 mil novas vagas - representa 60% das matrículas dos sextos anos da Rede Municipal em Tempo Integral. 

"Tinha prometido, em 2020, que 50% dos alunos dos anos finais estudariam no modelo integral. Agora, chegamos a 60% dos alunos em educação integral nos anos finais do ensino fundamental e esse é um passo importante pra gente poder colocar o Recife no pódio da educação brasileira", destacou o prefeito  João Campos.


AMPLIAÇÃO DO TEMPO PEDAGÓGICO

A oferta de educação em tempo integral, além da ampliação do tempo pedagógico do estudante na escola, gera oportunidades de formação para as crianças e jovens que contemplam outras dimensões, além do conhecimento previsto na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), ao possibilitar um currículo flexível que prevê uma parte diversificada e atividades complementares.

A Secretaria de Educação do Recife destaca que "todos os componentes e as atividades curriculares são desenvolvidas com o objetivo de agregar todas as dimensões humanas, a partir da formação pautada nos quatro pilares da educação (aprender a conhecer, a ser, a conviver e a fazer), visando ao ser competente, autônomo, protagonista, solidário, ou seja, um cidadão crítico".

“Além disso, a escola em tempo integral tem contribuído, ao longo dos anos, segundo pesquisas, a minimizar impactos de violência, insegurança alimentar e vulnerabilidade social”, pontuou o secretário de Educação do Recife, Fred Amancio.

REUNIÃO COM PROFESSORES MUNICIPAIS 

Nessa quarta-feira (21), professores e professoras da rede municipal ocuparam o pátio da sede da Prefeitura do Recife para a realização de uma assembleia. A atividade faz parte da agenda de mobilização da campanha salarial da categoria, que neste ano exige o pagamento do reajuste de 3,6% do piso com rebatimento em toda a carreira e a reestruturação do Plano de Cargos e Carreiras.

De acordo com o Sindicato Municipal dos Profissionais de Ensino da Rede Oficial do Recife (Simpere), Recife é a cidade em que há a maior desvalorização da carreira profissional e esta é a principal pauta do Simpere em 2024.

Para Jaqueline Dornelas, coordenadora geral da entidade, "a prefeitura precisa se comprometer em reestruturar a carreira da professora e do professor, pagando o piso e valorizando o Plano de Cargos e Carreiras da categoria". Anna Davi, coordenadora geral do Simpere destaca: "O Recife não pode continuar tendo a pior carreira da Região Metropolitana. A prefeitura precisa implementar o reajuste do piso para todas as faixas e valorizar a categoria que garante o ensino público municipal de qualidade". Um calendário de mobilização será deliberado na próxima assembleia geral da categoria.

Na semana passada, o secretário de Educação Fred Amancio recebeu pessoalmente os representantes do Simpere, para a entrega dos pleitos reivindicados pela categoria. Uma nova agenda com a pasta, sobre o retorno que foi apresentado pelo sindicato, já está prevista para ser realizada na próxima semana. 

 

Tags

Autor