Dia Nacional do Livro Didático reforça importância do material no acesso ao aprendizado
Em Pernambuco, a campanha "O Compromisso com o Livro Didátitco é de Todos Nós!' está presente nas 1.061 escolas da rede estadua
O Dia Nacional do Livro Didático é celebrado nesta terça-feira (27) e o acesso a esse material é um direito de todos os estudantes. Em Pernambuco, segundo a Secretaria de Educação e Esportes (SEE-PE), esse direito é garantido através do remanejamento do livro didático, ou seja, os alunos da rede estadual são orientados a devolverem os materiais em bom estado de conservação, ao final de cada ano letivo.
"A campanha 'O Compromisso com o Livro Didátitco é de Todos Nós!' está presente nas 1.061 escolas da rede estadual, e reforça as responsabilidades de gestores, estudantes e professores nos cuidados com os livros didáticos. Além disso, o Monitora PNLD, criado em 2023, promove formações sobre o tema e orienta as escolas quanto ao cumprimento das legislações relacionadas ao material didático", destacou a pasta.
O professor de Português e gestor da Escola de Referência em Ensino Fundamental e Médio (EREFEM) Monte Verde, Eduardo Andrade, explica que o livro de didático é uma ferramenta social e uma política educacional de extrema importância para promover o acesso democrático a educação.
"Primeiro porque ela é uma conquista coletiva, a escolha do livro didático é feito pelos professores junto com o conselhor escolar. Essa é uma escolha não só da obra devido a editoria e o autor, mas de acordo com o perfil e a visão de projeto da escola", pontuou o docente.
"Em segundo lugar, num Brasil tão diverso em que nós temos alunos com poder aquisitivo alto, médio, baixo ou quase nenhum, ter um livro didático para usar como ferramenta em sala de aula e de pesquisa, também é outro ganho tendo em vista que muitos desses alunos não tem outros recursos, só o livro de didático para poder fazer consultas", completou Andrade.
ORIGEM DA DATA
O Dia Nacional do Livro Didático está ligado a criação do Instituto Nacional do Livro (INL), inaugurado em 1929, sendo responsável pela política nacional das bibliotecas e dos livros no país. Posteriomente, em 1985, a data passou a ser vinculada a criação do Programa Nacional do Livro e Material Didático (PNLD), que é coordenado pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) do Ministério da Educação (MEC).
Em 2022, o PNLD distribuiu cerca 206 milhões de livros didáticos, sendo 31,5% para escolas da região Nordeste, segundo o Anuário da Abrelivros 2023.
Ainda de acordo com o professor Eduardo Andrade, o livro didático é uma forma de conseguir homogenizar a qualidade do ensino, seja ele da rede pública ou particular. "Porque o conteúdo que está sendo abordado nas escolas tem que seguir o currículo da BNCC (Base Nacional Curricular Comum) que está amparado no livro didático", explicou.
O professor de português também acredita que o cuidado no manuseio destes livros tem avançado. Os estudantes e os pais têm tido mais consciência sobre a importância de preservar os materais para que eles possam ser acessados novamente por outros estudantes, professores e pessoas da própria comunidade escolar.
"Nós vivemos em uma sociedade que as informações muitas vezes não chegam de maneira tão segura como deveriam. Muitas vezes os alunos não sabem pesquisar em sites seguros, informações que tenham base acadêmica e científica. E pelo livro nós sabemos que ele passou por uma curadoria, passou por uma editoria, por professores renomados que realmente pararam para observar e analisar as informações. Não que tenham erros ou problemas, mas é muito menor do que uma pesquisa feita sem orientação pela internet", afirmou Eduardo Andrade.
ESTÍMULO A APRENDIZAGEM DESDE A EDUCAÇÃO INFANTIL
Na infância, o cérebro apresenta enorme capacidade de aprendizado e assimila todas as informações, conhecimento e sensações. É neste período que as habilidades, aptidões e competências começam a se desenvolver.
“No primeiro momento, os livros são mais visuais, mas ao decorrer das séries já são implementados textos curtos e paradidáticos, com o objetivo de explorar temas de conhecimento humano e auxiliar no processo de alfabetização”, explica Maria Tamyres, responsável pela sala de leitura do Colégio Salesiano Recife. Na instituição, os alunos a partir de dois anos já possuem acesso aos livros didáticos.
A coordenadora dos anos iniciais do Ensino Fundamental, Regiane Melo, acredita que os livros didáticos são ferramentas importantes também no estímulo a leitura. “Eles são selecionados com base nos objetivos de aprendizagem e nas habilidades a serem desenvolvidas pelos alunos em cada etapa do ensino”, explica a coordenadora do Colégio Salesiano Recife.