COLUNA GRANDE RECIFE

Coronavírus: faltam UTIs para policiais militares, diz deputado

Denúncia foi feita na manhã desta segunda-feira em frente ao Hospital da PM

Felipe Vieira
Cadastrado por
Felipe Vieira
Publicado em 27/04/2020 às 11:42 | Atualizado em 27/04/2020 às 16:18
PM/Divulgação
Unidade de saúde atende policiais militares - FOTO: PM/Divulgação

Por Felipe Vieira, da coluna Grande Recife

Em vídeo distribuído por aplicativos de mensagem na manhã de hoje, o deputado estadual Joel da Harpa (Pros) denuncia que não há mais vagas de UTI no Hospital da Polícia Militar de Pernambuco. Segundo ele, seriam oito leitos de tratamento intensivo, dois quais quatro estariam ocupados por policiais com covid-19 e outros quatro com pacientes de outras enfermidades.

"Aqui no hospital da PM o número de UTIs se esgotou. Atenção, governador Paulo Câmara, o hospital precisa de UTIs e de respiradores", diz, enquanto distribui máscaras em frente à unidade de saúde.

 A distribuição de máscaras e EPIs é um problema na corporação. A coluna, inclusive, já abordou a questão. 

Havia a promessa do então ministro da Justiça, Sergio Moro, da compra de uma remessa de insumos para as corporações do Brasil inteiro. Com a demissão do ministro, na última sexta-feira (24 de abril), não se sabe como fica o processo.

A coluna já entrou em contato com a Assessoria de Comunicação da Polícia Militar para a resposta relativa à denúncia do esgotamento das UTIs no Hospital da PM. O espaço está aberto para os esclarecimentos da corporação.

RESPOSTA DA POLÍCIA MILITAR

"Com o surgimento do novo coronavírus no país, sendo Pernambuco um dos estados mais atingidos, à procura por leitos em toda rede hospitalar tem crescido. No caso específico do Hospital da PMPE, sua Diretoria tem atuado no sentido de não deixar nenhum militar ou familiar desassistido, buscando os recursos necessários junto ao Governo do Estado para a manutenção plena dos atendimentos. A respeito da demanda atual de ventiladores pulmonares disponíveis na unidade de saúde, o chefe do CMH, Cel Médico Murilo Accioly, afirma que os equipamentos são suficientes para a suprir a demanda dos pacientes internados atualmente.

Nesse momento há uma verba específica, de cerca de 760 mil reais, liberada pelo Governo do Estado, para a montagem de pelo menos dez novos leitos de UTI COVID-19, contendo dez monitores multiparamétricos básicos, doze ventiladores pulmonares e três monitores multiparamétricos PI, o que acompanharia o possível aumento na demanda. Informamos que o empenho da corporação é total, no sentido de colocar esses equipamentos o quanto antes à disposição de nossa tropa".

Comentários

Últimas notícias