Eleições 2022

Bolsonaro acompanha chegada das águas do São Francisco ao RN nesta quarta

Evento sugere a criação de oportunidade para produção de imagem para guia eleitoral dos ministros que vão sair candidatos em abril

Imagem do autor
Cadastrado por

Jamildo Melo

Publicado em 08/02/2022 às 11:05 | Atualizado em 08/02/2022 às 11:26
Notícia
X

A Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste irá cumprir, nesta semana, uma série de agendas institucionais no Rio Grande do Norte. A autarquia é uma das integrantes da comitiva do Governo Federal para acompanhar, nesta quarta-feira (09) a chegadas das águas da transposição do Rio São Francisco ao estado. O compromisso na cidade de Jardins de Piranhas marca o início das atividades da Sudene em solo potiguar.

O Rio Grande do Norte é o Estado natal do ministro do Desenvolvimento Regional Rogério Marinho, que será candidato ao governo estadual. Nesta terça-feira, o evento foi realizado em Salgueiro, com a presença do ministro de Turismo Gilson Machado, outro possível candidato alinhado com Bolsonaro, em Pernambuco.

Na quarta-feira (9), às 11h, será realizado, em Jardim de Piranhas (RN), o evento de chegada das águas do São Francisco ao Rio Grande do Norte, com a possível presença do presidente Jair Bolsonaro. Mais cedo, a comitiva do Governo Federal vistoria as obras da Barragem de Oiticica, que estão sendo executadas pelo governo do estado com recursos federais.

Em construção desde 1952, a Barragem de Oiticica é a porta de entrada das águas do São Francisco no Rio Grande do Norte. A estrutura está em fase final de construção e vai garantir o abastecimento de 330 mil pessoas em oito cidade potiguares. Desde 2019, cerca de R 300 milhões foram disponibilizados pelo Governo Federal para realização da obra.

Ainda no dia 9, a Sudene visitará um campo experimental que integra o projeto realizado em parceria com Instituto Nacional do Semiárido. A iniciativa propõe soluções de manejo para os sistemas produtivos da bovinocultura de leite, adequando-os às condições climáticas da bacia hidrográfica do Rio Piranhas-Açu. A ação também realiza capacitações e difusão tecnológica aos produtores rurais dos municípios de Jardim de Piranhas, Jucurutu e Itajá no Rio Grande do Norte e Cajazeirinhas, Coremas, Paulista, Pombal e São Bento, estes na Paraíba. O investimento da Sudene no projeto é de R$ 299 mil, dos quais já foram liberados pouco mais de R$ 218 mil.

Na quinta-feira (10), a Sudene promove em Natal (RN) dois eventos. Às 9h, a autarquia realiza um encontro com cooperativas locais, em parceria com a Organização das Cooperativas do Estado do Rio Grande do Norte (OCERN). Na ocasião, a Sudene vai ouvir pleitos dos produtores e apresentar instrumentos institucionais para apoiar as atividades produtivas deste público. Pela tarde (15h), é a vez de a superintendência reunir empresários do setor hoteleiro na capital potiguar.

O evento ocorre na sede da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis do Rio Grande do Norte (ABIH – RN). Na oportunidade, a autarquia federal apresenta seus principais instrumentos para estimular o setor, através de linhas de financiamento (fundos regionais FDNE e FNE), incentivos fiscais e ações de planejamento e gestão por meio do Plano Regional de Desenvolvimento do Nordeste (PRDNE).

 

Tags

Autor