Exclusivo/Urbanismo

Parque da Tamarineira naufraga. Santa Casa desistiu do projeto

Insucesso no projeto da área verde pode abrir espaço para especulação imobiliária. São menos 170 lojas e menos empregos no Recife

Imagem do autor
Cadastrado por

Jamildo Melo

Publicado em 16/02/2022 às 14:24 | Atualizado em 16/02/2022 às 15:27
Notícia
X

O Parque da Tamarineira deu xabu.

Há cerca de 12 anos, a cidade do Recife esperava pela construção do Parque da Tamarineira – um projeto que mobilizou a cidade em 2010, quando foi anunciada a possível construção de um shopping center no local.

A promessa de transformar a área de 9,6 hectares - e que abriga o Hospital Psiquiátrico Ulysses Pernambucano – em um espaço para uso de toda a população dormitou na gaveta dos poder público por anos e agora pode ter ido em definitivo para o espaço.

De acordo com informações de bastidores, obtidas com exclusividade pelo Blog, os recentes projetos de lei municipais 02 e 03 desse ano não contemplaram a viabilização do parque.

Pelo projeto original, a Santa Casa iria doar todo o terreno à Prefeitura do Recife (PCR) e receberia em troca o direito de exportar o potencial construtivo, que é chamado de TDC - Transferencia do Direito de Construir.

"Nesses projetos de lei não ressalvaram esse direito e inviabilizaram o parque. Resolveram dificultar o uso da TDC", explica uma fonte do blog.

"Desistiram da doação por conta dos entraves criados pela legislação".

O blog apurou com ao menos um vereador que a Câmara Municipal do Recife aprovou de fato a redução dos coeficientes de construção, em um ponto em todas as áreas, para que entre mais dinheiro para os cofres públicos. As imobiliárias que desejem construir acima do chamado “coeficiente de aproveitamento” de uma região - acima de uma altura determinada para o local - serão obrigadas a dar uma contrapartida financeira ao município. Isto afetou o projeto original do empreendimento da Santa Casa para Tamarineira.

Fernando Saburido

O projeto inicial do empreendimento previa a construção de 170 lojas no local, cujo empreendimento iria sustentar o parque.

O anúncio oficial do empreendimento chegou a ser feito pelo arcebispo de Olinda e Recife, Dom Fernando Saburido. O centro de compras iria ser erguido em parceria com a empresa Realesis, integrante do grupo carioca BVA Empreendimentos. 

Foto: Alexandre Severo/JC Imagem
Além de receber prêmio de R$ 40 mil, o escritório LF Empreendimentos vai transformar a proposta inicial num projeto executivo para construção do parque - Foto: Alexandre Severo/JC Imagem

O projeto vem desde a gestão João da Costa e atravessou a gestão de Geraldo Julio. Chegou-se a realizar um concurso nacional para o projeto de arquitetura.

Foi a então vereadora Priscila Krause a responsável pela lei que tornou a Tamarineira Unidade de Conservação da Paisagem, hoje deputada estadual Priscila Krause.

Como a área que abriga o hospital era imóvel de preservação de área verde, o eventual administrador do terreno teria que manter pelo menos 70% da área verde.

O projeto foi aprovado na Comissão de Conselho Urbanístico (CCU) da Prefeitura, mas esteve parado no Conselho de Desenvolvimento Urbano (CDU) até ao menos o final de 2019. O projeto executivo chegou a ser entregue em 2013, mas até 2016 haviam sido exigidos mais de 100 ajustes até que ele ficasse pronto.

Foto: Bernardo Soares/JC Imagem
O anúncio foi realizado na tarde deste domingo (5), durante a abertura da Semana do Meio Ambiente da cidade. Arquitetos de todo o País podem participar do concurso - Foto: Bernardo Soares/JC Imagem
 

Tags

Autor