ELEIÇÃO

Mais de 70% dos eleitores de Lula e Bolsonaro não mudarão de voto, aponta pesquisa

De acordo com a pesquisa eleitoral Genial/Quaest, Lula e Bolsonaro desfrutam de bases consolidadas, deixando "terceira via" sem espaço

Imagem do autor
Cadastrado por

Augusto Tenório

Publicado em 18/03/2022 às 8:53 | Atualizado em 18/03/2022 às 8:57
Notícia
X

A pesquisa eleitoral Genial/Quaest divulgada nesta semana apresenta um dado desanimador para a chamada "terceira via". De acordo com o levantamento, mais de 70% dos eleitores de Lula (PT) e de Jair Bolsonaro (PL) afirmam que sua intenção de voto é definitiva.

Sendo assim, resta pouco espaço para os demais candidatos da "terceira via" se tornarem a "segunda via" num eventual segundo turno contra o ex-presidente Lula. No levantamento geral, o ex-presidente lidera com folga, mas o atual mandatário apresentou leve recuperação.

Analisando os diferentes cenários, Lula tem uma média de 46% de intenção de voto. Desses, 73% dizem estar decididos em votar no petista. Ou seja, o ex-presidente tem um piso de 33,5% dos votos, de acordo com a pesquisa eleitoral.

Jair Bolsonaro, por sua vez, tem uma média de 26% de intenção de voto. Desses, aponta o levantamento da Genial/Quaest, 70% dizem estar em definitivo ao lado do atual presidente, oferecendo-lhe uma base de 18,2% dos votos.

Dessa forma, Bolsonaro tem mais votos que a soma dos dois principais adversários da "terceira via", Ciro Gomes (PDT), que tem 7% de intenção de voto, e Sergio Moro (Podemos), que tem 6%.

"Existem dois movimentos simultâneos. Primeiro, eleitores de baixa renda que votaram em Bolsonaro em 2018 e passaram a receber o Auxílio Brasil estão mais otimistas com o governo. Segundo, eleitores de renda média que não acreditam mais na vitória da terceira via, estão voltando para o colo do presidente. Se a tendência se mantiver, Bolsonaro pode continuar crescendo no vácuo deixado pela terceira via”, diz o CEO da Quaest e responsável pela pesquisa, Felipe Nunes.

Metodologia da pesquisa Genial/Quaest

A Pesquisa Genial/Quaest, que trabalha com metodologia inédita de acompanhamento da opinião pública brasileira, começou em julho de 2021 e se estenderá até novembro de 2022. No total, serão 24 rodadas de pesquisa nacional, cada uma delas implicando em duas mil coletas domiciliares face a face, realizadas nas 27 unidades da federação, abrangendo 123 municípios.

A partir das entrevistas domiciliares, é feita a decupagem, análise e estratificação dos dados por sexo, idade, escolaridade, renda e População Economicamente Ativa (PEA). A pesquisa também recebe tratamento estatístico de pós-estratificação para reduzir as chances de viés de seleção e de não-resposta. Trata-se do primeiro levantamento feito em âmbito nacional que combina coleta domiciliar com modelagem em pós-estratificação.

O nível de confiança da pesquisa Genial/Quaest é de 95%, com margem de erro máxima de 2%, para cima ou para baixo, em relação ao total da amostra.

Tags

Autor