Titularidade do domínio

Gilson Machado volta a criticar Paulo Câmara no caso Noronha. Tadeu Alencar lembra história

Na sexta-feira, blog revelou que a União entrou no STF com um pedido de liminar cobrando a titularidade dos domínios na ilha

Imagem do autor
Cadastrado por

Jamildo Melo

Publicado em 27/03/2022 às 12:52 | Atualizado em 27/03/2022 às 12:53
Notícia
X

Pelas redes sociais, o ministro do Turismo Gilson Machado, candidato ao Senado do PL de Bolsonaro, voltou a criticar o governador Paulo Câmara, por conta da reação a uma ação que a União apresentou ao STF cobrando a titularidade de domínio da ilha. Paulo Câmara havia criticado o presidente e informado que nesta semana que entra irá ao STF apresentar os argumentos de Pernambuco pessoalmente.

Veja os termos usados abaixo.

"Fernando de Noronha é de Pernambuco. Isso eu sei, você sabe, o Presidente Bolsonaro sabe e até o Papa sabe.

Mas será que Fernando de Noronha é dos pernambucanos? Você já experimentou fazer as contas de quanto você, pernambucano, paga para passar dez dias em Noronha?

Só de taxa para o governo de Paulo Câmara você paga quase 90 reais por dia, fora os custos com passagens aéreas, hospedagem e alimentação. Um mês de estadia na ilha o cidadão chegará a pagar R$ 6.185,00.

Deste valor recebido Governador, quanto o estado de Pernambuco reverteu em melhorias para a Ilha? O governo federal, por meio do Ministério do Turismo investiu somente no Forte dos Remédios investiu R$ 11 milhões em sua reforma.

Mas se você, meu amigo e minha amiga, paga tudo isso de taxa é porque o governo de Paulo Câmara oferece toda infraestrutura que você, pernambucano, precisa e merece, para ter o maior conforte e segurança, certo? Errado!

O governo estadual não está cumprindo com tudo que acordou com a União para ter a cessão de uso de Fernando de Noronha. Governador Paulo Câmara, fale a verdade. Diga quanto o senhor investiu em infraestrutura na ilha e quanto o governo do Presidente Bolsonaro já investiu.

Admita governador, que o senhor não está cumprindo com o contrato de cessão e agora está sendo questionado pelos seus erros.

Pernambucanos, aqui quem está falando é Gilson Machado Neto: Fernando de Noronha é de Pernambuco. Agora vamos lutar pra que seja dos pernambucanos de verdade e que todos nós possamos usufruir de um dos pedaços mais bonitos do nosso planeta.

Fernando de Noronha não pode ser só dos amigos do imperador de Pernambuco. Isso nós não vamos deixar acontecer. Contem comigo e com o Presidente Bolsonaro para que Fernando de Noronha seja realmente de todos os pernambucanos. Governador isente os pernambucanos de taxas para irem de Pernambuco para Pernambuco!", escreveu Machado.

Tadeu Alencar relembra história e garante resposta dos pernambucanos

O deputado federal Tadeu Alencar (PSB-PE) lembrou a história de Pernambuco para garantir que Bolsonaro encontrará reação forte diante da tentativa de federalizar Noronha. Ele já foi procurador geral do Estado, antes de entrar na política.

"A tentativa do Presidente Jair Bolsonaro de tomar “na mão grande” o território de Fernando de Noronha de Pernambuco gerou diversas reações no povo pernambucano e na sua representação política".

“O pernambucano tem uma história insurgente e vai garantir agora uma grande unidade do seu povo e também da sua representação política para defender a integridade territorial do Estado. E vamos responder como fizemos ao longo da nossa história, com justa e altiva indignação. Fizemos com os invasores estrangeiros e vamos fazer com Bolsonaro, expulsando-o da vida pública brasileira, dando a ele um rotundo não nas eleições de outubro deste ano. Ele não cuida do Brasil e quer agredir Pernambuco. Acho que ele pegou em bomba, o espírito de Pernambuco não aceita essa agressão e vai reagir à altura”.

"Tenho confiança de que a tentativa de Bolsonaro será rapidamente repelida pelo Supremo Tribunal Federal e que Fernando de Noronha seguirá como território de Pernambuco. Fernando de Noronha pertence a Pernambuco por definição do legislador constituinte e por isso eu estou convicto de que o STF irá repelir judiciosa e energicamente a essa tentativa de usurpação do nosso território. Quem viver, verá”.

Tags

Autor