guerra dos tronos

Marília Arraes e João Campos vão patrocinar, pela terceira vez seguida, disputa eleitoral de primos

Maria Arraes vai enfrentar o primo Pedro Campos na disputa de deputado federal em 2022

Jamildo Melo
Cadastrado por
Jamildo Melo
Publicado em 07/04/2022 às 16:32
DIVULGAÇÃO
MARÍLIA ARRAES Pré-candidato ao governo pelo Solidariedade que transferir votos para a irmã, Maria Arraes - FOTO: DIVULGAÇÃO
Leitura:

Em 2022, a disputa para a Câmara de Deputados vai marcar, pela terceira eleição em Pernambuco seguida, algo que já vem se tornando tradição em Pernambuco, uma disputa no voto entre primos.

Maria Arraes, irmã da deputada federal Marília Arraes (SD), vai disputar a eleição de deputado federal em concorrência direta com o primo Pedro Campos, irmão do prefeito do Recife João Campos (PSB). O blog de Jamildo revelou a estratégia em primeira mão.

Em questão, a liderança do legado do ex-governador Miguel Arraes, três vezes governador de Pernambuco, avô de Maria Arraes e bisavô de Pedro Campos.

Em 2018 e 2020, o embate entre Marília Arraes e João Campos foi direto. Em 2022, os dois vão disputar a eleição por representação. Sem mera coincidência, os dois estão colocando irmãos para disputa de deputado federal.

Em 2018, João Campos levou a melhor sobre Marília. Os dois disputaram o posto de deputado federal mais votado em Pernambuco. João teve 460.387 votos. Marília, a segunda mais votada, teve 193.108 votos.

Em 2020, a disputa foi ainda mais acirrada e direta. Os primos disputaram uma única vaga de prefeito.

João e Marília passaram ao segundo turno, tornando a eleição do Recife uma disputa de família. Ao final da disputa, João teve 447.913 votos (56%) e Marília 348.126 votos (43%).

"João Campos sempre teve ampla vantagem, pois teve a máquina eleitoral do PSB no Estado e na Prefeitura trabalhando para ele em 2018 e 2020. Desse ponto de vista, o segundo lugar de Marília, sem estrutura, foi um feito muito grande", afirma uma fonte da esquerda pernambucana, sob reserva.

Em outubro de 2022, a perspectiva é que Pedro Campos e Maria Arraes também disputem o posto de deputado federal mais votado.

Maria Arraes pode ser beneficiada por ter a irmã Marília na disputa para governadora. Eleitores de Marília para o Palácio do Campo das Princesas podem optar por fazer uma "escadinha" votando na federal da escolhida para governadora.

Em 2006 e 2010, a tia de Marília e avó de Pedro Campos, Ana Arraes, atual presidente do TCU, foi beneficiada por este tipo de votação, sendo a mais votada para deputado federal, puxada pelo sucesso eleitoral de Eduardo Campos, que se elegeu governador em 2006 e 2010.

Em 2022, João Campos oficialmente não será votado na urna, mas participará na articulação, em atos de campanha e no guia eleitoral do PSB. Já começou aliás a empinar o nome de Danilo Cabral.

Comentários

Últimas notícias