ACESSO À INFORMAÇÃO

"Em 100 anos, saberá", diz Jair Bolsonaro ao ser questionado motivo para esconder informações

Jair Bolsonaro é questionado sobre sigilos sobre assuntos delicados, prática comum da sua gestão

Imagem do autor
Cadastrado por

Augusto Tenório

Publicado em 14/04/2022 às 10:58
Notícia
X

Jair Bolsonaro (PL) fez uso de ironia ao ser questionado sobre os motivos que o levam a impor sigilo de 100 anos sobre assuntos espinhosos para seu governo. O Palácio do Planalto estabeleceu sigilo sobre encontros do presidente com pastores lobistas do MEC.

"Presidente, o senhor pode me responder porque em todos os assuntos espinhosos ou polêmicos do seu mandato, você põe sigilo de 100 anos? Existe algo para esconder?", questionou um internauta no Twitter.

O perfil oficial de Jair Bolsonaro, então, respondeu: "em 100 anos, saberá". O Planalto já estabeleceu sigilo de um século à carteira de vacinação do presidente. Além disso, o Governo Federal também manteve sigilo de 100 anos do processo interno do Exército contra o general da ativa Eduardo Pazuello.

O ex-ministro da Saúde, um dos alvos da CPI da Covid no Senado, participou de em um ato político ao lado do presidente Jair Bolsonaro, em maio de 2021. O pedido de acesso foi feito pelo jornal Folha de S. Paulo.

Ele foi investigado por infringir Regimento Disciplinar do Exército, de 2002. Observa-se no item 57 do Anexo I que está vedado ao militar da ativa 'manifestar-se, publicamente, sem que esteja autorizado, a respeito de assuntos de natureza político-partidária'.

Tags

Autor