VIOLÊNCIA

Vereadora do Recife é ameaçada após campanha espalhar desinformação

Vereadora mais votada do Recife, Dani Portela (PSOL) vem recebendo diversas ameaças de morte desde a última semana

Augusto Tenório
Cadastrado por
Augusto Tenório
Publicado em 27/04/2022 às 15:57
REPRODUÇÃO/TV JORNAL
PSOL Dani Portela já prestou queixa na delegacia de Santo Amaro - FOTO: REPRODUÇÃO/TV JORNAL
Leitura:

Vereadora mais votada do Recife, Dani Portela (PSOL) vem recebendo diversas ameaças de morte desde a última semana. A parlamentar prestou queixa nessa segunda (25) na Delegacia de Santo Amaro, alegando ser vítima de uma campanha de desinformação envolvendo seu mandato.

De acordo com a vereadora, ela é vítima de campanhas promovidas por grupos locais e nacionais de direita. O material circula com falsas afirmações de sua proposta de remover o busto do ditador Humberto de Alencar Castelo Branco tinha como objetivo substituí-lo por objeto semelhante, com a figura de Fidel Castro.

Internet/o globo
No Recife, até nome de prédio com nome do general da ditadura já gerou polêmica - Internet/o globo

A reação, provocada por grupos de extrema direita, foram ameaças enviadas à vereadora através de e-mail ou mensagens nas redes sociais. Relata-se xingamentos, discurso de ódio, mensagens desejando sua morte e até anúncios de uso de armas.

"Em nenhum momento, no requerimento, cito o nome do ex-presidente cubano Fidel Castro. Como disse na Câmara e repito: a remoção do busto em homenagem ao ditador, não se trata de apagamento histórico. É uma forma de promover justiça, memória e verdade para o nosso povo. Reitero, ainda, que há um reconhecimento da sociedade no sentido de considerar o golpe de Estado de 1964 como um regime ditatorial que deixou legados negativos para a história do país", disse Dani Portela.

Ela relembrou, com pesar, o assassinato da socióloga e vereadora do Rio de Janeiro, Marielle Franco (PSOL) em 2018, entre outras parlamentares negras e LGBTQIA+ que necessitam de escoltas para assegurar suas vidas. "Disseminação de mentiras e ameaças são atos que ferem a democracia, atinge as liberdades individuais e coletivas. Não podemos deixar isso acontecer. Não devemos ter medo ou alimentar o ódio, afinal, a verdade é mais poderosa que a mentira", pontuou a parlamentar.

Comentários

Últimas notícias