caos no metrô do Recife

'Com cobrança só agora a Bolsonaro, Paulo Câmara mostra que é sócio do sucateamento do Metrô do Recife', diz Raquel Lyra

Imagem do autor
Cadastrado por

Jamildo Melo

Publicado em 19/05/2022 às 14:16 | Atualizado em 19/05/2022 às 17:25
Notícia
X

Para a pré-candidata ao Governo do Estado, Raquel Lyra (PSDB), a nota enviada pelo Governo do Estado ao blog de Jamildo cobrando que o Governo Federal não permita o sucateamento do metrô revelaria a negligência com que a gestão do PSB tratou nos últimos oito anos esse sistema de transporte que atende a quase 400 mil pernambucanos por dia.

“Com a cobrança feita só agora ao Governo Federal, Paulo Câmara mostra que o silêncio o tornou sócio e cúmplice do sucateamento do metrô do Recife”, afirma Raquel.

A pré-candidata, que recentemente esteve nas estações do metrô ouvindo dos passageiros relatos do sufoco diário, disse que "após passar anos se esquivando da responsabilidade de ao menos cobrar uma ação da CBTU" no sentido de prestar um atendimento de qualidade, o Governo do PSB lança uma nota que é uma verdadeira confissão de culpa.

"Um trecho da nota diz, por exemplo, que “o Governo do Estado se coloca à disposição para construir soluções e, inclusive, assumir compromissos financeiros com o Governo Federal para garantir que o Metrô não falte aos milhares de usuários que recorrem a ele”, afirma.

Tiago Calazans/Divulgação
Raquel Lyra, pré-candidata ao Governo de Pernambuco, em evento do PSDB no Recife - Tiago Calazans/Divulgação

“Há anos que o metrô tem faltado, há anos que a população do Recife e Região Metropolitana que precisa usar esse transporte sofre. É culpa sim também do Governo do Estado ter assistido de braços cruzados tudo isso acontecer”.

A pré-candidata prometeu novamente tratar o tema do metrô como parte fundamental do seu plano de governo no capítulo transporte público.

Raquel diz ter recebido contribuições da população para todas as áreas, a exemplo de saúde e educação, por meio de uma plataforma colaborativa de construção do programa de governo.

Cemitério do metrô

Existe um verdadeiro “cemitério de trens” do Metrô do Recife, localizado no Centro de Manutenção de Cavaleiro (CMC), oficina de reparo das composições que atendem ao sistema metroferroviário do Grande Recife.

 

Segundo um dos funcionários, são pelo menos 20 trens parados. São equipamentos quebrados e/ou sem peças para reposição. “É muito fácil e cômodo falar dos trens, apontar falhas e problemas. É fácil culpar a CBTU. Mas sem recursos é impossível. E cadê o investimento?”, questiona.

“O governo federal parou de investir no Metrô do Recife há mais de cinco anos. Por isso os trens não estão oferecendo um serviço de qualidade à população. Devido a esse desgoverno de anos, que piorou muito com o governo do presidente Bolsonaro”, diz o mesmo funcionário.

Tags

Autor