contas municipais

No primeiro ano de João Campos, Índice de Convergência Contábil do Recife fica em 'moderado'

Índice de Convergência Contábil dos Municípios de Pernambuco é elaborado e divulgado pelo TCE

Imagem do autor
Cadastrado por

Jamildo Melo

Publicado em 25/05/2022 às 11:48 | Atualizado em 25/05/2022 às 11:58
Notícia
X

O Tribunal de Contas do Estado (TCE) divulgou, no Diário Oficial, o Índice de Convergência Contábil dos Municípios de Pernambuco - ICCPE 2021. João Campos se saiu bem?

O destaque foi para a Prefeitura do Recife, que ficou apenas com o grau de "moderado" em 2021, entre 70% e 90% de atendimento das exigências do TCE.

Acima de "moderado", ainda existem as classificações "aceitável" e "desejado".

João Campos (PSB) assumiu a Prefeitura do Recife em janeiro de 2021.

Em sua 4ª edição, apresentou o TCE o Índice de Convergência e Consistência dos Municípios de Pernambuco (ICCPE), relativo ao ano de 2021, obtido a partir do mais recente levantamento realizado nos demonstrativos contábeis dispostos nas prestações de contas do exercício de 2020 dos 184 municípios pernambucanos.

O ICCPE é parte do esforço institucional do TCE em promover o contínuo aprimoramento da gestão municipal, no caso, em viabilizar a necessária transparência do resultado da ação governamental por meio da execução orçamentária, financeira e patrimonial manifesta em seus demonstrativos e informações contábeis disponibilizados ao cidadão e a diversos órgãos governamentais.

O resultado desse esforço traduziu-se no resultado ICCPE 2021, o qual assinala que 88% dos municípios apresentaram melhora em suas notas nos quesitos de convergência e consistência.

Houve também o aumento do número de municípios classificados na nível de convergência e consistência “aceitável” de 10,3% para 32,6% e, por outro lado, houve a redução em 71% do número de municípios classificados nos níveis “crítico” e “insuficiente”.

"Esses aspectos atestam relevante evolução, amadurecimento e otimização da qualidade da informação, disponibilizada pelos Municípios Pernambucanos, destacando-se a exitosa atuação pedagógica do Tribunal de Contas do Estado de Pernambuco na contribuição da melhoria da gestão pública", diz o TCE.

Tags

Autor