mais de 30 mortes

Felipe Carreras pede ajuda do governo Federal para ajudar população com os efeitos das chuvas

Ajuda foi solicitada até para as forças armadas

Imagem do autor
Cadastrado por

Jamildo Melo

Publicado em 28/05/2022 às 14:40 | Atualizado em 28/05/2022 às 15:39
Notícia
X

O deputado federal Felipe Carreras informou neste sábado ao blog que conversou, no início da tarde deste sábado (28), com o presidente da Câmara dos Deputados, Artur Lira; com o ministro do Desenvolvimento Regional, Daniel Ferreira; e com a secretária interina da Defesa Civil Nacional, Karine Lopes; além do prefeito João Campos, sobre a situação do Recife, Região Metropolitana e demais áreas do Estado.

O motivo da conversa foram as fortes chuvas das últimas horas, provocando alagamentos, inundações, deslizamentos, muitas famílias desabrigadas e os óbitos já causados. Carreras colocou a par da situação urgente no Estado, e equipes do Ministério do Desenvolvimento Regional serão enviadas a Pernambuco.

“Fizemos o pedido e também estão estudando enviar as Forças Armadas. A prioridade é salvar vidas e deixar à população em segurança”, afirma Felipe Carreras.

Paulo Câmara

Paulo Câmara informou que estava antecipando a nomeação de 92 novos soldados do Corpo de Bombeiros para reforçar a assistência às vítimas da chuva no Estado. Solicitou também o suporte do Comando Militar do Nordeste, com efetivo, embarcações e aeronaves, para o serviço de busca e salvamento. "O Governo de Pernambuco, por meio do gabinete de crise, segue mobilizado com todo o Corpo de Bombeiros, a Defesa Civil do Estado, a Polícia Militar e a Assistência Social para executar os devidos trabalhos junto aos municípios. Seremos incansáveis no apoio à população pernambucana".

Solidariedade

Sejamos solidários! Este foi o pedido de Dom Fernando Saburido neste momento. "Vamos ajudar os que estão sofrendo com alagamentos e deslizamentos de barreira. A Arquidiocese de Olinda e Recife espera sua doação".

UFPE recebe doações

Solidária à situação da população afetada pelas fortes chuvas que atingem a Região Metropolitana do Recife, a UFPE informa que está recebendo doações de itens de higiene básica, alimentos, cobertores e roupas, que serão entregues a associações comunitárias que lidam com as famílias atingidas pelas águas. Os donativos devem ser entregues no hall da Reitoria da Universidade, que será um ponto de coleta das doações.

O Sindmetro-PE e outras instituições parceiras se solidarizam com as pessoas que perderam seus pertences e encontram-se em situação delicada, após as fortes chuvas no Recife.

"Com isso, inicia hoje (28), uma Campanha de Solidariedade às famílias em função das intensas chuvas. Pedimos: alimentos, agua, lençóis, roupas (adulto e criança), calcados, colchões, lonas e material de higiene pessoal. O local de recolhimento esta situado na Estação do Metro do Recife, na Praça da Greve. O usuário do Metro pode entregar sua doação em cada estação, que os maquinistas e outros metroviários fazem a entrega na Estação Recife. Também pode ser feito uma contribuição bancaria através do PIX: [email protected]"

Tags

Autor