BLOGDATA
Qual pré-candidato ao Governo de Pernambuco lidera nas redes sociais?
Blog de Jamildo fez levantamento que mostra o ranking de interações dos pré-candidatos ao Governo de Pernambuco, tanto no Instagram quanto Facebook
Cadastrado por
Augusto Tenório
Publicado em 20/06/2022 às 17:22
| Atualizado em 21/06/2022 às 10:32
Notícia
X
Notícia
É o fato ou acontecimento de interesse jornalístico. Pode ser uma informação nova ou recente. Também
diz respeito a uma novidade de uma situação já conhecida.
Artigo
Texto predominantemente opinativo. Expressa a visão do autor, mas não necessariamente a opinião do
jornal. Pode ser escrito por jornalistas ou especialistas de áreas diversas.
Investigativa
Reportagem que traz à tona fatos ou episódios desconhecidos, com forte teor de denúncia. Exige
técnicas e recursos específicos.
Content Commerce
Conteúdo editorial que oferece ao leitor ambiente de compras.
Análise
É a interpretação da notícia, levando em consideração informações que vão além dos fatos narrados.
Faz uso de dados, traz desdobramentos e projeções de cenário, assim como contextos passados.
Editorial
Texto analítico que traduz a posição oficial do veículo em relação aos fatos abordados.
Patrocinada
É a matéria institucional, que aborda assunto de interesse da empresa que patrocina a reportagem.
Checagem de fatos
Conteúdo que faz a verificação da veracidade e da autencidade de uma informação ou fato divulgado.
Contexto
É a matéria que traz subsídios, dados históricos e informações relevantes para ajudar a entender um
fato ou notícia.
Especial
Reportagem de fôlego, que aborda, de forma aprofundada, vários aspectos e desdobramentos de um
determinado assunto. Traz dados, estatísticas, contexto histórico, além de histórias de personagens
que são afetados ou têm relação direta com o tema abordado.
Entrevista
Abordagem sobre determinado assunto, em que o tema é apresentado em formato de perguntas e
respostas. Outra forma de publicar a entrevista é por meio de tópicos, com a resposta do
entrevistado reproduzida entre aspas.
Crítica
Texto com análise detalhada e de caráter opinativo a respeito de produtos, serviços e produções
artísticas, nas mais diversas áreas, como literatura, música, cinema e artes visuais.
Para além da disputa pela intenção de voto do eleitorado, medida pelas pesquisas eleitorais, os pré-candidatos ao Governo de Pernambuco lutam pela atenção digital. Nesse sentido, coluna fez levantamento mostrando como estão os perfis que concorrem ao executivo estadual, tanto no Facebook e no Instagram.
Em tempo, esta coluna já fez uma pesquisa semelhante, em fevereiro último, quando os nomes cotados para disputar o Governo de Pernambuco eram diferentes. Usando dados do CrowdTangle, uma plataforma do Meta, é possível conferir a interação das contas oficiais de cada pré-candidato.
Apesar de ter apenas 1% de intenção de voto, de acordo com a pesquisa eleitoral Exame/Ideia, Jones Manoel (PCB) é o pré-candidato com mais interações no Instagram. Ele é YouTuber e usa as plataformas digitais para disseminar suas opiniões e análises, mesmo antes de lançar sua pré-candidatura.
Dentre os demais pré-candidatos, Miguel Coelho (UB) e Marília Arraes (SD) brigam pela ponta. Ambos possuem mais que o dobro das interações de Anderson Ferreira (PL), quarto colocado no ranking de maio. O mês de junho será incluído quando chegar ao fim.
Já no Facebook, pelo menos na parte de cima, o número de interações segue os indicativos de interação de voto: Marília Arraes lidera com Raquel Lyra (PSDB) encostada. Em seguida, aparecem Miguel Coelho (UB) e Anderson Ferreira (PL).
Em tempo, uma pesquisa de opinião feita pelo Instituto DataSenado em 2019 já alertava para a influência das redes no voto. No levantamento, 45% dos entrevistados afirmaram ter decidido o voto levando em consideração informações vistas em alguma rede social.
Com dificuldades para ver os infográficos? Clique aqui para ver as interações do Instagram e aqui para conferir as do Facebook.