BLOGDATA

Qual pré-candidato ao Governo de Pernambuco lidera nas redes sociais?

Blog de Jamildo fez levantamento que mostra o ranking de interações dos pré-candidatos ao Governo de Pernambuco, tanto no Instagram quanto Facebook

Imagem do autor
Cadastrado por

Augusto Tenório

Publicado em 20/06/2022 às 17:22 | Atualizado em 21/06/2022 às 10:32
Notícia
X

Para além da disputa pela intenção de voto do eleitorado, medida pelas pesquisas eleitorais, os pré-candidatos ao Governo de Pernambuco lutam pela atenção digital. Nesse sentido, coluna fez levantamento mostrando como estão os perfis que concorrem ao executivo estadual, tanto no Facebook e no Instagram.

Em tempo, esta coluna já fez uma pesquisa semelhante, em fevereiro último, quando os nomes cotados para disputar o Governo de Pernambuco eram diferentes. Usando dados do CrowdTangle, uma plataforma do Meta, é possível conferir a interação das contas oficiais de cada pré-candidato.

Apesar de ter apenas 1% de intenção de voto, de acordo com a pesquisa eleitoral Exame/Ideia, Jones Manoel (PCB) é o pré-candidato com mais interações no Instagram. Ele é YouTuber e usa as plataformas digitais para disseminar suas opiniões e análises, mesmo antes de lançar sua pré-candidatura.

Made with Flourish

Dentre os demais pré-candidatos, Miguel Coelho (UB) e Marília Arraes (SD) brigam pela ponta. Ambos possuem mais que o dobro das interações de Anderson Ferreira (PL), quarto colocado no ranking de maio. O mês de junho será incluído quando chegar ao fim.

Já no Facebook, pelo menos na parte de cima, o número de interações segue os indicativos de interação de voto: Marília Arraes lidera com Raquel Lyra (PSDB) encostada. Em seguida, aparecem Miguel Coelho (UB) e Anderson Ferreira (PL).

Made with Flourish

Em tempo, uma pesquisa de opinião feita pelo Instituto DataSenado em 2019 já alertava para a influência das redes no voto. No levantamento, 45% dos entrevistados afirmaram ter decidido o voto levando em consideração informações vistas em alguma rede social.

Com dificuldades para ver os infográficos? Clique aqui para ver as interações do Instagram e aqui para conferir as do Facebook.

Tags

Autor