Desenvolvimento regional

Com ação no TJPE, Tecon Suape alinha-se com fundos americanos contra Maersk

Consórcio representado por fundos americanos promete a volta do pleno emprego em Suape

Imagem do autor
Cadastrado por

Jamildo Melo

Publicado em 07/07/2022 às 13:58 | Atualizado em 07/07/2022 às 15:10
Notícia
X

Conforme revelou o blog de Jamildo, nesta quarta, o desembargador Bartolomeu Bueno, do Tribunal de Justiça do Estado, suspendeu o leilão de áreas do Estaleiro Atlântico Sul, em Suape, previsto para ocorrer em juízo, em Ipojuca, nesta quinta-feira.

Nesta quinta, a leitura que foi feita no meio empresarial do Estado, da ação do Tecon Suape, foi de que a empresa de terminal acaba de se alinhar com os fundos americanos que representam um consórcio oculto, criado para competir no leilão judicial contra a Maersk, cuja empresa de terminais apresentou uma proposta de R$ 850 milhões por uma cais no Estaleiro Atlântico Sul.

De acordo com fontes do blog, de fato, o Tecon Suape estabeleceu pontes com o fundo americano North Tabor Capita, que apresentou uma proposta de R$ 1,2 bilhões por todo o Estaleiro Atlântico Sul, com a promessa de colocar para funcionar duas empresas novas por lá, além de retomar a produção de navio.

Já a empresa Cone Suape, local e que tentou disputar a compra das áreas internas, estabeleceu pontes e colocou-se à disposição do North Tabor Capital para prestação de serviços, caso eles vençam a disputa.

Entenda o pedido do Tecon Suape contra a Maersk

O magistrado atendeu ao pedido feito, em grau de recurso, pela empresa Tecon Suape, que opera um terminal público no Porto de Suape e teme a concorrência de uma empresa internacional de navegação, Maersk, com sede na Dinamarca, para a instalação de um terminal privativo.

Por coincidência, em artigo exclusivo para o Blog de Jamildo, nesta quarta-feira, a Maersk explicou os planos para compra do Estaleiro Atlântico Sul em Suape.

Na Justiça de Ipojuca, primeira instância, a empresa Tecon Suape não havia obtido êxito em suspender o leilão.

A principal argumentação jurídica, no TJPE, foi a alegação de que a multinacional Maersk havia sido privilegiada pelas regras do leilão.

"O Tecon Suape afirma que se faz necessário a observância ao princípio constitucional da isonomia a fim de garantir igualdade de oportunidades, no entanto a Recuperanda (Estaleiro) resolveu conferir status de Stalking Horse à empresa APM Terminais B.V. (APMT), integrante do grupo Maersk, para ensejar uma condição preestabelecida de privilégio, constituindo a prerrogativa do direito de preferência mediante a oportunidade de cobrir a melhor oferta".

"Se impõe uma análise mais acurada do assunto para evitar adoção de medidas irreversíveis", escreveu o magistrado.

... concedo o efeito suspensivo pretendido pelo agravante, para obstar os efeitos da decisão interlocutória que rejeitou a impugnação ao edital, de modo que o leilão não seja realizado até deliberação ulterior deste juízo".

Prazos do leilão

O prazo fatal para a apresentação das propostas do leilão está marcado para esta quarta, dia 6 de julho, antes de ser adiado. E a sessão de abertura das propostas para o dia seguinte, culminando com a proclamação do respectivo resultado.

Tags

Autor