Paraná Pesquisa

Desaprovação ao governo Paulo Câmara bate recorde e chega a 69,5%

Paulo Câmara tem piora na aprovação, de acordo com pesquisa da Paraná sobre eleições em Pernambuco, divulgada pelo blog de Jamildo

Imagem do autor
Cadastrado por

Augusto Tenório

Publicado em 11/07/2022 às 7:22 | Atualizado em 11/07/2022 às 10:00
Notícia
X

O levantamento da Paraná Pesquisa também avaliou a aprovação ou desaprovação da gestão Paulo Câmara, neste ano eleitoral. A questão visa saber em que medida o governador será um bom padrinho para o candidato do PSB ou não.

De acordo com os números da pesquisa, a desaprovação à gestão socialista vem crescendo e bateu recorde neste mais novo levantamento. 69,5% dos entrevistados afirmou que desaprova a gestão Paulo Câmara.

O número de entrevistados que aprova somou 25,4%. 5% não sabe ou não opinou.

Na comparação com as duas pesquisas anteriores do mesmo instituto, a situação mostra piora na avaliação. Em março, a desaprovação era de 62,8%. Em maio, chegou a 67,3%, chegando agora ao novo patamar de quase 70%.

Entre os homens, a desaprovação a Paulo Câmara chega a 74,3%. Entre as mulheres, 65,5%.

Por faixa etária, de 25 a 34 anos, a rejeição bate em 76,8%, no seu maior pico. Na melhor situação, na faixa etária de 60 anos ou mais, soma 55,3%.

Por escolaridade, a faixa com ensino médio é que é mais recalitrante em relação ao governo (76,3% de reprovação).

Paulo Câmara longe da campanha de Danilo

A elevada desaprovação de Paulo Câmara pode explicar o fato de que as peças de campanha do socialista Danilo Cabral estejam evitando a exposição da imagem do governador. Também ajuda a explicar a estratégia do candidato de associar o nome ao ex-presidente Lula, que tem boa aprovação no Estado, situação também atestada pela mais recente pesquisa da Paraná.

Com o objetivo de desgastar ainda mais o governo do Estado, a oposição no Estado, em ordem unida, tem tentado jogar a culpa do preço da gasolina e demais derivados no colo do governador, usando o argumento de que Bolsonaro aprovou uma lei para limitar o ICMS dos Estados.

No começo da campanha, em entrevista exclusiva ao blog, o pré-candidato de Bolsonaro ao Estado, já havia antecipado que iria responder à polarização usando a frase "Turma de Paulo Câmara", em contraposição a "Turma de Bolsonaro", já usado no passado contra a direita local que se associou a Michel Temer no governo.

Dados técnicos da pesquisa Paraná

O levantamento do Paraná Pesquisas ouviu, através de entrevistas pessoais, 1.510 eleitores, entre os dias 4 e 8 de julho deste ano. O nível de confiança de 95,0% e a margem de erro é 2,6 pontos percentuais.

O levantamento foi registrado no TSE sob nº º PE-01527/2022.

Tags

Autor