Eleições para presidente 2022

BANDEIRA DO BRASIL: Bolsonaro reage e fala sobre seu uso em campanhas

O debate sobre a temática começou após a juíza Ana Lúcia Todeschini Martinez afirmar que o uso da bandeira do Brasil passará a ser vista como propaganda eleitoral a partir de 16 de agosto. Bolsonaro comentou sobre o assunto

Imagem do autor
Cadastrado por

Cynara Maíra

Publicado em 15/07/2022 às 8:33 | Atualizado em 15/07/2022 às 9:38
Notícia
X

Após a polêmica sobre o uso da bandeira do Brasil como propaganda eleitoral, o presidente Jair Bolsonaro (PL) comentou sobre o assunto em suas redes sociais.

O debate sobre a temática começou após a juíza Ana Lúcia Todeschini Martinez, titular de um cartório eleitoral, afirmar nesta quinta-feira (14) que o uso da bandeira do Brasil passará a ser vista como propaganda eleitoral a partir de 16 de agosto, início do período de campanha eleitoral.

Juíza justifica a ideia da bandeira do Brasil como propaganda eleitoral

Segundo Ana Lúcia, a bandeira se tornou símbolo de apenas “um lado da política” brasileira. Nessa lógica, a juíza do 141ª cartório eleitoral de Santo Antônio das Missões e Garruchos afirma que não há “mal” em utilizar a bandeira durante esse período, mas seu uso deverá estar de acordo com as regras eleitorais.

Com a inserção do símbolo na legislação para propaganda eleitoral, as bandeiras não poderiam ficar fixadas em certos locais e os casos de sua utilização deverão ser analisados pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE) ou pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Bolsonaro critica a visão das bandeiras como propaganda eleitoral

Mesmo que a juíza não tenha citado nomes de políticos e partidos, a relação com a campanha bolsonarista não passou despercebida.

Após a repercussão do caso, Bolsonaro declarou que a inserção das bandeiras na legislação eleitoral é “absurda” e que a utilização delas em sua campanha eleitoral era apenas uma forma de resgatar “valores e símbolos nacionais”. Veja o tweet do presidente abaixo:

Ainda na quinta-feira, Jair Bolsonaro voltou a falar sobre o assunto ao postar montagens satíricas sobre a proibição, afirmando ser apenas uma atitude desesperada de grupos opositores à sua candidatura. Confira aqui:

Ao iniciar sua agenda em Juiz de Fora, Bolsonaro ainda postou no Facebook dizendo que "Nossa linda bandeira verde e amarela, que representa, acima de tudo, a soberania e os valores de nosso povo, não foi tomada por 'um lado', ela foi RESGATADA. Nós lutamos durante todos esses anos para reviver o amor pelo Brasil, enquanto o 'outro lado' seguia destruindo-o."

Tags

Autor