ELEIÇÕES 2022

Danilo Cabral acusa Marília Arraes de plágio e diz que adversária quer privatizar água

Após tornar o acesso à água tema central na sua pré-campanha, Danilo Cabral (PSB) acusa Marília Arraes (SD) de promover plágio

Imagem do autor
Cadastrado por

Augusto Tenório

Publicado em 26/07/2022 às 19:27
Notícia
X

Após tornar o acesso à água tema central na sua pré-campanha, Danilo Cabral (PSB) acusa Marília Arraes (SD) de promover plágio. Pré-candidato ao Governo de Pernambuco, o governista criou o projeto Pacto pela Água. Já sua adversária lançou, nesta semana, o Água para Todos.

O deputado federal recorda que a colega, que disputa com ele o executivo estadual, se ausentou na votação do substitutivo do projeto de lei do Marco Legal do Saneamento, na Câmara dos Deputados. "Preferiu a omissão e se alinhar ao Centrão para privatizar a água dos brasileiros, entregando o saneamento básico à iniciativa privada", afirma Danilo Cabral.

De acordo com dados Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento (SNIS), 20,9% dos pernambucanos não possuem acesso algum ao abastecimento de água.

"A deputada lança uma proposta que, primeiro, copia um compromisso que assumimos com a população, através do Pacto pela Água, proposta que faz parte do nosso programa de governo e foi amplamente divulgada pelos meios de comunicação. E, depois, tenta esconder sua aliança com o Centrão para privatizar a água dos brasileiros, inclusive para a entrega do patrimônio público nacional", completa.

O Marco do Saneamento permite que as empresas públicas, como a pernambucana Compesa, fiquem fora das concorrências. Dessa forma, após o vencimento dos contratos vigentes, elas terão de competir com empresas privadas em licitação.

Tiago Calazans/Divulgação
Marília Arraes usou adesivo com nome de Lula na Missa do Vaqueiro 2022 - Tiago Calazans/Divulgação

Dessa forma, anuncia-se o fim do chamado subsídio cruzado – em que o lucro das cidades já saneadas e com sistemas superavitários financia os municípios menores que ainda não têm acesso ao tratamento da água, favorecendo a criação de monopólios sobre o saneamento básico do Brasil. Isso trará consequências gravíssimas para a população, como o aumento da tarifa da água.

"Se doutor Arraes eletrificou todo estado, garantindo um bico de luz para toda a população rural, nós vamos universalizar o acesso à água. Nos últimos anos, nós investimos em grandes obras para a captação da água e integração das bacias e barragens no nosso estado", disse Danilo, tomando para si a figura do avô de Marília.

"A água vai chegar a todos os municípios. Teremos metas de redução de perdas, qualidade da água e dias de abastecimento. Vamos melhorar a distribuição para chegar nas casas das pessoas com mais eficiência, frequência e qualidade. Além disso, queremos garantir o acesso de mais pessoas em situação de vulnerabilidade à tarifa social", completa.

Tags

Autor