ELEIÇÕES 2022

Humberto Costa não descarta, mas aponta dificuldades para entendimento do PT com União Brasil

Em entrevista concedida ao programa Além da notícia, da Rádio Jornal Caruaru, o senador Humberto Costa (PT) não descartou possibilidade de entendimento entre o PT e o União Brasil

Imagem do autor
Cadastrado por

Augusto Tenório

Publicado em 28/07/2022 às 17:45
Notícia
X

Em entrevista concedida ao programa Além da notícia, da Rádio Jornal Caruaru, o senador Humberto Costa (PT) não descartou possibilidade de entendimento entre o PT e o União Brasil. Ele respondeu questionamento de Jamildo Melo, titular desta coluna.

O senador afirma que o PT trabalha com a perspectiva de vitória no segundo turno, mas não considera impossível uma solução no primeiro turno. O parlamentar cita que a polarização pode fazer com que outros candidatos tenham votações residuais.

Nesse sentido, Humberto afirma que é necessário unir forças para enfrentar Jair Bolsonaro (PL), discordando de quem considera o incumbente um adversário vencido. O senador afirma que, se o apoio formal acontecer, seria algo positivo.

Apesar disso, o parlamentar elenca que Pernambuco apresenta algumas dificuldades para o entendimento entre o PT e o UB, elencando ainda outros dois estados que podem impedir esse acordo.

"Aqui em Pernambuco, se o caminho da solução for um entendimento que permita apoio a alguns candidatos do União Brasil para deputado, é possível. Mas acho muito difícil mexer no desenho atual, retirar uma candidatura como a de Miguel Coelho, que tem um percentual de votos importante e um enraizamento dentro do estado", diz Humberto Costa.

O senador afirma acreditar que, se vier a acontecer, o acordo aconteceria informalmente. Ou seja: com a Frente Popular ajudando alguns candidatos do União Brasil e, em contrapartida, o partido de Bivar apoiaria formalmente Lula.

BOBBY FABISAK/JC IMAGEM
PLANOS Luciano Bivar é pré-candidato à Presidência da República. O deputado já disputou o cargo antes - BOBBY FABISAK/JC IMAGEM

"Isso pode representar mais quase um minuto de TV, algo importante numa disputa como essa", diz Humberto Costa. Mas, para além de Pernambuco, há os fatores São Paulo e Bahia, onde há enfrentamento entre as duas legendas.

"O UB poderia ter a vice do Haddad (PT), mas hoje o partido está com o governador Rodrigo Garcia (PSDB). Por outro lado, a REDE, o PSOL e o próprio PSB querem a vice. Não é uma situação fácil de se resolver", avalia.

Divulgação
Miguel Coelho e Luciano Bivar - Divulgação

O local que poderia apresentar mais dificuldades é a Bahia. Lá, há o enfrentamento entre o ACM Neto (UB) e o governador Rui Costa (PT), envolvendo o ex-governador Jaques Wagner (PT) e. agora, o pré-candidato Jerônimo Rodrigues (PT).

"É uma disputa histórica, é muito difícil imaginar que o PT retire o candidato ou aceite dois palanques", diz Humberto Costa.

Entenda a movimentação do PT e do União Brasil

O colunista Guilherme Amado revelou, no portal Metrópoles, que o União Brasil e o PT buscam um entendimento nacional. A legenda de Luciano Bivar (UB), para isso, pede a retirada da candidatura de Jerônimo Rodrigues, na Bahia.

Em troca, Luciano Bivar (UNIÃO) desistiria de disputar a Presidência da República, facilitando a vida de Lula (PT), que busca vitória já no primeiro turno.

Fábio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil
ACM Neto - Fábio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil

Pelo desenho apontado pelo colunista, Luciano Bivar ganharia a vaga de senador na chapa da Frente Popular, em Pernambuco, desbancando Teresa Leitão (PT). O PT local nega essa possibilidade e aliados do próprio União Brasil apontam que, no máximo Bivar busca candidatura a deputado federal.

Outro ponto que serviria como moeda de troca é apoio do União Brasil à candidatura de Fernando Haddad (PT) ao Governo de São Paulo.

Tags

Autor