Bolsonaro

Bolsonaro pode ser PRESO? Saiba se o presidente pode ser levado à prisão

Saiba se Bolsonaro pode ser preso caso não ganhe as eleições; segundo coluna, o presidente diz ter certeza que deve ser alvo de inquéritos que pretenderiam o levar à prisão

Imagem do autor
Cadastrado por

Antônio Gois

Publicado em 02/08/2022 às 9:49 | Atualizado em 02/08/2022 às 10:03
Notícia
X

Nesta segunda-feira (1), a Folha de S. Paulo revelou que o presidente Jair Bolsonaro (PL) diz ter certeza que deve ser alvo de inquéritos que pretenderiam levá-lo à prisão, isso caso não consiga a reeleição.

Ele também acredita que seus filhos podem se tornar alvos mais fáceis de investigações caso deixe o cargo da presidência.

De acordo com fontes da coluna, Bolsonaro estaria "transtornado" em alguns momentos, devido à essas inquietações e também por conta da dificuldade que apresenta em alcançar melhores intenções de votos nas pesquisas eleitorais.

BOLSONARO PODE SER PRESO?

O destino jurídico de Bolsonaro e a resposta desta pergunta serão determinadas pelas eleições presidenciais desse ano.

No caso dele ser derrotado e não conseguir a reeleição, Bolsonaro pode ser julgado pela Justiça comum, o que aumenta suas chances de ser responsabilizado penalmente.

O presidente já é alvo de centenas de denúncias, a maioria feita durante a pandemia de Covid-19, mas também por outros motivos, como seus ataques ao sistema eleitoral.

Durante o cargo, o presidente pode apenas responder a processos que tenham relação com o mandato. Para isso acontecer, ele precisaria ser denunciado pelo Procurador-geral da República (PGR), Augusto Aras.

MAURO PIMENTEL / AFP
APOIADOR Presidente da Câmara prestigiou o evento e vestiu uma polo azul com os dizeres 'Bolsonaro 22' - MAURO PIMENTEL / AFP

Depois, a denúncia ainda precisaria passar pela Câmara dos Deputados, presidida por Arthur Lira (PP-AL, de azul, à direita na imagem), ser aceita pela casa, e, só então, chegar ao Supremo Tribunal Federal (STF).

Porém, se perder o foro privilegiado, as ações contra Bolsonaro poderão ser movidas por procuradores ou promotores por todo o Brasil, dependendo do crime.

 

Tags

Autor