PESQUISA BTG

PESQUISA ELEITORAL PRESIDENTE: Bolsonaro perde de Lula e Ciro e empata com Tebet no segundo turno

Pesquisa BTG analisou diferentes cenários de segundo turno, envolvendo Lula, Bolsonaro, Ciro e Tebet

Imagem do autor
Cadastrado por

Rodrigo Fernandes

Publicado em 15/08/2022 às 8:09 | Atualizado em 15/08/2022 às 8:12
Notícia
X

A pesquisa eleitoral BTG/Pactual, divulgada nesta segunda-feira (15), revelou as intenções de voto para o segundo turno da disputa presidencial. O questionário analisou diferentes cenários envolvendo Lula (PT), Jair Bolsonaro (PL), Ciro Gomes (PDT) e Simone Tebet (MDB).

Lula e Bolsonaro

No primeiro cenário de disputa no segundo turno, Lula vence Bolsonaro com uma diferença de 15 pontos percentuais. O candidato petista recebeu 53% das intenções de voto, enquanto o atual presidente marcou 38%.

Segundo os dados da pesquisa, os eleitores que não vão votar em nenhum dos dois candidatos foram 8%, e os indecisos, 2%.

No comparativo com a última pesquisa divulgada pela BTG/Pactual, no dia 8 de agosto, Lula teve alta de 2 pontos, e Bolsonaro caiu um.

Bolsonaro e Ciro

Em uma possível disputa entre Bolsonaro e Ciro Gomes no segundo turno, o pedetista levaria a melhor, acumulando 47% das intenções de voto. Bolsonaro apareceu com 39%.

No comparativo com a pesquisa anterior, Ciro caiu um ponto e Bolsonaro, dois.

Bolsonaro e Simone Tebet

No cenário que apresenta mais oscilação entre as possíveis disputas de segundo turno, Bolsonaro aparece com 42%, contra 40% de Simone Tebet. Apesar da vitória do atual presidente, os candidatos aparecem tecnicamente empatados na margem de erro, que é de dois pontos percentuais.

Na última pesquisa, Bolsonaro tinha vantagem maior, de 44% contra 40%.

Lula e Ciro Gomes

Entre Lula e Ciro, o petista leva a melhor, com 50% dos votos no segundo turno. Ciro aparece com 29%. A vantagem de Lula aumentou 6% em relação ao questionário anterior da BTG/Pactual.

Metodologia da pesquisa

A pesquisa BTG/FSB foi realizada entre os dias 12 e 14 de agosto, por telefone, entrevistando 2 mil eleitores. A margem de erro é de 2 pontos percentuais, e o intervalo de confiança é de 95%. A pesquisa está registrada no TSE sob o número BR-00603/2022.

Confira a disputa do segundo turno no agregador de pesquisas do JC

Tags

Autor