Atendimento à população

EXCLUSIVO: nenhuma empresa aparece na licitação para reforma do Hospital da Restauração

Maior hospital do Norte-Nordeste passou este ano por desabamento de teto e alagamentos em cima de pacientes

Imagem do autor
Cadastrado por

Jamildo Melo

Publicado em 17/08/2022 às 18:39 | Atualizado em 17/08/2022 às 18:44
Notícia
X

Sem alarde, o governo Paulo Câmara (PSB) está enfrentando obstáculos para cumprir a promessa de reforma no Hospital da Restauração.

A Secretaria de Saúde de Pernambuco estava fazendo uma licitação para a reforma das dependências internas do hospital, mas não apareceu nenhuma empresa para apresentar propostas.

"A sessão pública para recebimento dos envelopes de habilitação e proposta de preços agendada para o dia 12/08/2022 restou deserta", informa o Governo.

Agora, a gestão estadual marcou uma nova data para as empresas se apresentarem em 16 de setembro, faltando quinze dias para o primeiro turno da eleição.

"Fica agendada a reabertura da nova sessão pública para recebimento dos envelopes de habilitação e proposta de preços para o dia 16/09/2022, às 14h00min, na sala de reunião da Diretoria Geral de Licitações - DGL/SEAF/SES/PE, da Secretaria Estadual de Saúde", diz o Governo.

A oposição, com apoio de muitos vídeos em redes sociais, tem criticado a gestão estadual do Hospital da Restauração. Parte do teto desabou em cima dos pacientes e, nas chuvas, alas de pacientes foram alagadas.

BRUNO CAMPOS/JC IMAGEM
QUEDA // TETO // HR. Parte do forro de gesso da emergência do Hospital da Restauração desabou na tarde de hoje (02/05/2022). - BRUNO CAMPOS/JC IMAGEM

SUPERLOTAÇÃO

Em junho, o Governo do Estado admitiu oficialmente a "superlotação" do Hospital da Restauração e contratou uma organização social por R$ 64.402.252,32 para resolver os problemas da unidade.

Além da superlotação, o Governo do Estado citou outro grave problema no Hospital da Restauração, um superfungo, com "surto da Cândida Auris, que é um fungo emergente, em regime de 24 horas por dia".

Para resolver os problemas, o Governo do Estado contratou uma organização social.

A organização social assinou com o Governo do Estado o contrato de gestão 016/2022, em 27 de junho.

A entidade privada vai gerir um novo hospital, em Boa Viagem, no local onde funcionava o antigo Hospital Alfa.

O objetivo declarado oficialmente é desafogar o Hospital da Restauração.

Tags

Autor